A Copasa mostra um percentual de poluição acima de 70%.

A seca que castiga boa parte do país tem afetado também a zona rural em Patos de Minas. Na região de Areado, os córregos estão secando e o abastecimento de água para consumo já começa a ficar prejudicado. A situação do Rio Areado, no entanto, é ainda mais preocupante. Além da falta de água, análises mostraram uma grande poluição.

De acordo com os integrantes do Movimento S.O.S Rio Areado a situação é muito preocupante. Segundo eles, uma análise da água feita pela própria Copasa mostra um percentual de poluição acima de 70%. O aumento da poluição foi provocado em parte pela redução do volume de água no Rio.

A região de Areado sofre com a seca que afeta diversas nascentes. Produtores Rurais estão tendo que transportar água até para matar a sede dos animais. Na localidade de Pindaíbas, a situação é ainda mais grave. Os moradores estão abastecendo suas residências com água levada por caminhões pipa.

O Movimento S.O.S Areado vai iniciar um trabalho de investigação para identificar a causa da poluição no Rio Areado. Por outro lado, os membros do movimento iniciam uma campanha com os estudantes da localidade para tentar proteger e revitalizar. De acordo com Geenes Alves, se não chover nos próximos 30 dias, o Rio Areado irá secar, deixando toda a região sem água.

Autor: Maurício Rocha