Os competidores têm que fazer a abordagem a um táxi.

Abordar pessoas em atitudes suspeitas é um trabalho corriqueiro da Polícia Militar. Esse tipo de ação, no entanto, depende de técnica, inteligência e muita atenção por parte do policial. Uma abordagem mal feita ou fora dos padrões pode por em risco a segurança de terceiros e a própria segurança dos policiais envolvidos na ação.

Pesando nisso, o 15º BPM realiza todos os anos um Torneio de Abordagem. A competição este ano reúne policiais de toda a 10ª Região da Polícia Militar. Os competidores têm que fazer a abordagem a um táxi, onde o passageiro leva droga e está armado e também existe uma arma de fogo no interior do veículo.

Os quatro melhores competidores da primeira etapa são classificados para a segunda etapa, onde a abordagem ocorre em um prédio abandonado. Três examinadores avaliam o desempenho dos policiais. De acordo com o tenente Duarte, cada detalhe é observado e o competidor sai mais preparado para atuar no dia-a-dia.

O Torneio de Abordagem faz parte das comemorações dos 40º aniversário do 15º BPM. O resultado e a premiação serão divulgados no mês de abril.

Autor: Maurício Rocha