As motocicletas estão sendo cada dia mais um dos principais alvos de criminosos em Patos de Minas. Só no primeiro semestre de 2023 foram registrados mais de 30 furtos. Nossa reportagem conversou com a Polícia Militar na manhã desta sexta-feira (14) que falou sobre os números e deu dicas de segurança e prevenção.

Segundo especialistas, os furtos de motocicletas acontecem para que elas sejam utilizadas, na maioria das vezes, em outros tipos de crimes. De acordo com a Tenente Nanci, a Polícia Militar registrou 31 ocorrências de furtos de motocicletas nesse primeiro semestre do ano. Neste mesmo período do ano passado foram registradas 52 ocorrências desse mesmo crime.

Segundo a oficial, dessas 31 motos furtadas, 11 foram recuperadas. Segundo ela, a Polícia Militar realiza rondas diuturnamente com abordagens e blitz afim de conferir chassi, documentação e outras características das motocicletas. Na maioria dos casos, os furtos acontecem em duplas. Câmeras de segurança já flagraram várias das ações desses criminosos.


Eles chegam em uma motocicleta, escolhem a que vão furtar e saem juntos posteriormente. Segundo a oficial, não é possível afirmar que são as mesmas pessoas sempre que cometem esse crime em Patos de Minas, mas a Polícia Militar trabalha para não só recuperar os bens, mas prender os suspeitos. Em relação a segurança e prevenção, a dica é para que os motoristas não deixem seus veículos estacionados muito tempo.

“Nós já tivemos casos de a motocicleta ter estragado e o proprietário deixou ela estacionada em via pública voltando para buscar apenas dois dias depois” disse ela. Além disso, os condutores devem investir em segurança como cadeados, correntes e trancas. O mais indicado em casos de furto é acionar imediatamente uma viatura da Polícia Militar para o registro da ocorrência. Mesmo que os criminosos não consigam levar o bem, a PM pode ir até ao local e realizar buscas por algum vestígio. Além disso, se tiver câmeras de segurança é possível identificar os autores.