O 15° Batalhão da Polícia Militar (BPM) lançou, na tarde desta segunda-feira (24), a Operação Condor do Paranaíba, em alusão aos 50 anos da unidade policial. O nome da operação faz referência a ave presente no brasão do 15° BPM. Durante a operação, os militares realizarão batidas policiais, blitz e intervenções em áreas consideradas críticas.

A operação foi lançada na Praça do Antigo Fórum, no Centro de Patos de Minas. Segundo o tenente coronel R Santos, comandante do 15° BPM, a operação faz parte das comemorações dos 50 anos da unidade policial. A ação policial será realizada até às 06h de quarta-feira (26), em todos os municípios de abrangência da unidade policial. Durante este período, os militares realizarão batidas policiais, blitz e intervenções em áreas consideradas críticas.

O comandante destacou que operações como esta refletem nos números de criminalidade que reduziram este ano, nos primeiros três meses. Segundo R Santos, 2025 apresentou, até o momento, os melhores números com relação a crimes violentes dos últimos 10 anos, considerando os três primeiros meses.


O nome “Condor do Paranaíba” faz referência a ave que está presente no brasão do 15°BPM. Segundo R Santos, quando a unidade foi criada, a extensão era de Ibiá até Formoso e de Estrela do Sul até São Gonçalo do Abaeté, uma dimensão considerada muito grande. O então comandante tenente coronel João Bosco de Castro, hoje veterano, idealizou o brasão com a presença do Condor devido ao seu tamanho.

Comemorações de aniversário

A semana é de comemorações para o 15°BPM. Nesta terça-feira (25), será celebrado um culto em ação de graças pelo aniversário, no auditório do batalhão. Na quarta-feira (26), será realizada uma missa na igreja do batalhão. Na sexta-feira (28), será realizada uma solenidade com entrega de medalhas, para militares, pessoas, empresas e instituições que apoiaram o batalhão.