Um pássaro foi localizado dentro de uma pequeno alçapão.

Um morador do bairro Santa Luzia em Patos de Minas foi preso em flagrante pela Polícia Militar de Meio Ambiente na manhã desta quarta-feira (17) por manter pássaros da fauna silvestre em cativeiro. Na casa dele, os policiais encontraram diversas aves sendo criadas em gaiolas e pequenos alçapões.

Foi uma denúncia anônima que levou os policiais da Companhia de Meio Ambiente até a casa no bairro Santa Luzia. Os policiais encontraram 17 gaiolas e dois alçapões no local. O morador mantinha 19 pássaros nativos em cativeiro, sendo Pássaros Pretos, Papa-capins, Canários da Terra e Bigodinhos.

Os animais foram apreendidos e levados para a avaliação de um médico veterinário. Após a constatação de que as aves estavam bem cuidadas e em condições de sobreviverem na natureza, elas foram soltas em uma reserva. As gaiolas foram apreendidas e deverão ser destruídas posteriormente.

Criar pássaros da fauna silvestre em cativeiro sem autorização de órgãos competentes constitui crime. A multa é equivalente a R$ 500,00 por animal mantido preso e pode ser ainda maior dependendo da espécie. A Polícia Militar de Meio Ambiente está atenta a este tipo de irregularidade e tem feito inúmeras apreensões na cidade.

Autor: Maurício Rocha