O número de pessoas na Fenamilho cresce a cada ano e os locais com grande aglomerado de pessoas podem ser um prato cheio para as pessoas mal-intencionadas.  Pensando nisso, a Polícia Militar elaborou uma cartilha com informações que podem ajudar as pessoas a não perderem a alegria da festa.

A primeira dica é sobre o álcool e direção. Caso o motorista for ingerir bebida alcoólica, o melhor é pegar um transporte público como ônibus, mototáxi ou táxi. A embriaguez ao volante além de ser crime pode provocar acidentes, já que os reflexos ficam alterados. Em frente ao Parque de Exposições, haverá diversas opções.

Outra dica é para evitar furtos. Os ladrões podem estar em qualquer lugar então o melhor é se precaver. Quando for estacionar, procure lugares iluminados e movimentados e não saia sem conferir se portas e janelas estão trancadas. Objetos que chamam a atenção não devem ficar visíveis às pessoas.

Os smartphones se tornaram uns dos objetos mais cobiçados pelos criminosos. A Polícia Militar orienta a guardá-los no bolso da frente da calça ou nos bolsos internos do casaco. Quando for utilizar o aparelho, o melhor é ficar bem atento às pessoas que estão em volta. Se for para o parque em família, a orientação é para que apenas um ente fique com os aparelhos.

A última dica é para as pessoas evitarem levar muitos objetos de valor para o Parque de Exposições. Joias, bolsas com grandes volumes de dinheiro, vários cartões de crédito, muitos documentos devem ser evitados. O melhor é levar a quantia que vai gastar, um cartão de crédito e um documento de identidade.

A cartilha foi elaborada especificamente para a Fenamilho e pode ajudar as pessoas a não terem a insatisfação de se verem vítimas dos criminosos. Ela foi lançada esta semana e vai contribuir com o trabalho da Polícia Militar que já está montando um esquema de segurança para a festa que se tornou uma das maiores do estado de Minas Gerais.

Autor: Farley Rocha