Mudas produzidas pelo I.E.F são distribuídas à população.

O Dia da Árvore foi comemorado em Patos de Minas na manhã desta quarta-feira (21) com distribuição de mudas na Praça do Fórum. A ação foi promovida pela Polícia Militar de Meio Ambiente como forma de conscientizar a população para a importância do cultivo de árvores também no perímetro urbano.

As mudas foram produzidas pelo I.E.F são frutíferas e espécies indicadas para o plantio em calçadas. Cerca de 150 mudas foram distribuídas em poucos minutos. Os policiais militares de meio ambiente também distribuíram panfletos e adesivos com dicas de comportamento sustentável.

Patos de Minas tem um déficit importante de árvores no perímetro urbano. O Código Municipal de Arborização exige o plantio de pelo menos uma árvore em cada casa. Para receber a documentação da Prefeitura, a muda deve estar plantada. Mas muitas pessoas retiram as mudas assim que a fiscalização vai embora.

Segundo o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, Patos de Minas precisaria ter o dobro de árvores plantadas no perímetro urbano. Para piorar a situação, as que existem estão sendo cortadas. A Prefeitura recebe uma média de 450 pedidos para retirada de galhos e troncos de árvores por mês. E muitos cortes são feitos de forma clandestina.

As árvores são importantes para melhorar a qualidade de vida da população. Elas aumentam a umidade do ar, evitam erosões, produzem oxigênio no processo de fotossíntese, reduzem a temperatura e fornecem sombra e abrigo para os animais. Além disso, entre as diversas espécies arbóreas existentes, incluem-se várias plantas frutíferas e outras que produzem madeira para a indústria.

Autor: Maurício Rocha