A Regional da Polícia Civil de Patos de Minas está lançando o “Projeto Conter”, que terá como alvo as pessoas que cometem crimes reiteradas vezes na região. A iniciativa terá a parceria da Polícia Militar, Polícia Penal, Ministério Público e do Poder Judiciário, em uma grande união de esforços para combater a criminalidade e aumentar a sensação de segurança.

“Após análise nos procedimentos que estão em andamento nas delegacias da 1ª DRPC observa-se que alguns indivíduos têm contra si diversos procedimentos criminais instaurados. Esses indivíduos somam, muitas vezes, mais de 10 (dez) abordagens policiais com condução e posterior ação do delegado de polícia na instauração de procedimento de investigação. Entretanto, os inquéritos não tramitam de forma orgânica e conjunta, mas sim, individual e sem a observação da necessidade de se conter tal indivíduo para evitar que ele continue cometendo crimes”, explica o delegado regional Luís Mauro Sampaio.

Segundo o delegado regional, o Projeto Conter propõe uma ação conjunta com o Sistema Prisional em Patos de Minas e a Polícia Militar, fazendo um filtro dos indivíduos que possuem maior incidência de criminalidade, buscando alavancar o maior número de procedimento que ainda se encontram nas delegacias e encaminhar tais procedimentos em bloco para a análise do Ministério Publico e Poder Judiciário.

O Método Pareto, com sua metodologia 80-20, explica também o comportamento no meio criminal. De acordo com o delegado regional 80% dos crimes registrados são cometidos por apenas 20% das pessoas. Agrupar os inquéritos e outros procedimentos instaurados para que caminhem de forma orgânica e célere, poderá proporcionar uma melhor visualização do quanto esses indivíduos impactam segurança pública.

Paralelo ao Projeto Conter, a Polícia Civil lança também o Projeto “Conter H” direcionado aos crimes de tentativa de homicídio. O delegado regional explicou que a intenção é dar maior importância às investigações desses crimes, tendo em vista que, se autor e vítima continuarem convivendo no mesmo ambiente aumenta a possibilidade de que o crime voltará a acontecer.