Em pouco mais de um mês, um verdadeiro arsenal foi retirado das ruas de Patos de Minas pelas polícias Militar e Civil. São 14 armas de fogo de diferentes modelos e calibres, que em mãos erradas, poderiam fazer estragos. Nesta madruga, a policiais conseguiram retirar de circulação uma pistola calibre 22 que, minutos antes, tinha sido usada para disparar contra uma residência no bairro Vila Garcia.

São revólveres, espingardas e pistolas que estavam sendo usadas para cometer diferentes crimes. Um dos dois revólveres calibre 38 apreendidos na semana passada é apontado como a arma que foi usada para tirar a vida do adolescente Rafael Alves Pereira, de apenas 17 anos, na quarta-feira da semana passada. Um jovem de 23 anos, suspeito de ter cometido o crime, segundo a PM, foi preso.

Segundo o subcomandante do 15º BPM, Major Jarbas, muitas destas armas estão sendo adquiridas na cidade de Uberlândia e trazidas para Patos de Minas com diferentes propósitos. Na região do Jardim Esperança, o comércio de drogas provoca uma disputa por território e faz com que muitos jovens andem armados para se defender. No bairro Vila Garcia, o motivo do armamento seria para vingança de um jovem assassinado no início do mês.

Questionado sobre a quantidade de armas circulando pelas ruas da cidade, o Major Jarbas afirma que a maioria delas foi apreendida nos últimos dias. O subcomandante do 15º BPM faz esta afirmativa com base nas ocorrências do fim de semana. Ao contrário de outros dias, a Polícia Militar não registrou um único assalto a mão armada na cidade.

O comando da Polícia Militar informou que vai continuar trabalhando para retirar as armas de fogo de circulação, evitando assim a ocorrência de mortes e assaltos na cidade.

Autor: Maurício Rocha