A Polícia Militar, com apoio do SindComércio, realizou na tarde desta terça feira (24) uma palestra de conscientização com as empresas de delivery que trabalham com motofretistas, em Patos de Minas. Os números são alarmantes, a maioria dos acidentes na cidade envolvem motocicletas. Apenas no primeiro semestre mais de 585 acidentes foram registrados, com 7 vítimas fatais.

O Tenente Luiz Paulo, da Polícia Militar, conversou com o Patos Hoje sobre a importância dessa palestra. Ele informou que a escolha dos motofretistas se deve pela maioria dos acidentes terem alguma motocicleta ou motoneta envolvida. O evento foi divulgado para as empresas que trabalham com o ramo de moto frete e para os profissionais.

A palestra foi ministrada pelo Sargento João Santos, que atua na patrulha de trânsito. Ele apresentou alguns dados importantes sobre o trânsito de Patos de Minas. Em 2013, havia pouco mais de 88 mil veículos em circulação no município, enquanto que, em 2024 a frota aumentou para 128.847 veículos, o que é considerado um crescimento considerável.

Os acidentes no trânsito tem sido uma preocupação para as autoridades em Patos de Minas. De janeiro a agosto deste ano, 585 acidentes foram registrados, mais da metade dos registros foram por causa de falta de atenção. Do total, 93 acidentes foram considerados graves. Na maioria dos casos, os acidentes aconteceram às segundas, quartas e sextas-feiras, de 7h às 11h e de 16h às 18h. Sete pessoas morreram no trânsito, de janeiro a agosto, neste ano.

O Sargento abordou sobre cuidados com os veículos, direção defensiva e a profissão de motofretista, que deve ser exercida por maiores de 21 anos, com mais de 2 anos de habilitação e curso especializado. O policial tirou dúvidas dos motofretistas presentes e dos empresários.

O Tenente Luiz Paulo destacou que mais ações voltadas para a conscientização no trânsito serão realizadas em Patos de Minas.