Os animais em via pública continuam colocando em risco a vida de motoristas e passageiros em Patos de Minas. Na manhã desta quarta-feira (18), policiais militares que faziam patrulhamento pela Avenida Marabá flagraram 4 animais em plena pista. Eles foram tocados para um loteamento e a Prefeitura Municipal acionada para fazer o recolhimento.
A família de animais passeava pela avenida quando foram vistos. De acordo com o Sargento Rodrigo, eles foram tocados para um loteamento nas proximidades e o Centro de Controle de Zoonoses acionado para recolher uma égua, uma mula, um cavalo e um potro. Como acontece em muitos destes casos, o dono dos animais não foi encontrado.
O funcionário da Prefeitura, José Júlio Amorim, foi até o local com o caminhão próprio para o transporte de animais, mas um motociclista que passou pelo local e disse saber quem era o dono tocou os animais para uma fazenda próxima. Segundo José Júlio, nessa terça-feira (17), moradores já haviam acionado a Prefeitura para recolher os animais.
José Júlio alertou os responsáveis pelos animais que a multa para cada animal recolhido em via pública é de R$60,00. Se o dono não buscá-los em 24 horas, serão acrescidos mais R$12,00 a cada dia. Além disso, há outras penalidades. O Sargento Rodrigo orientou que a omissão de acautela na guarda ou condução de animais é contravenção penal, passível de prisão.
Os animais em via pública causam riscos à população e o responsável pelos acidentes é o proprietário. Na mesma avenida Marabá, uma motociclista ficou gravemente ferida há alguns meses depois de atropelar uma égua. Nesse caso, José Júlio contou que três animais que estavam na pista foram recolhidos. O dono não foi buscá-los e eles acabaram doados para uma instituição da cidade.
Vários outros casos já foram registrados na cidade e nas rodovias. Uma vaca foi parar dentro de um veículo em um grave acidente. O Sargento Rodrigo informou que há alguns dias dois motociclistas ficaram gravemente feridos e uma égua praticamente se partiu ao meio em outro grave acidente, nesse caso, no perímetro urbano de Patos de Minas.
Autor: Farley Rocha
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]