Em posição de destaque, as policiais femininas dominaram as homenagens.

Uma solenidade na manhã desta sexta-feira (17) marcou o aniversário de 236 anos da Polícia Militar de Minas Gerais e o de 14 anos da 10ª Região da Polícia Militar em Patos de Minas. Civis que contribuíram com o trabalho de segurança pública e militares que se destacaram ao longo do ano foram homenageados.

As mulheres dominaram a solenidade. Elas ficaram em posição de destaque para lembrar os 30 anos da presença feminina na Polícia Militar. No desfile, a capitão Marisa comandou uma tropa formada exclusivamente por policiais femininas. A solenidade foi acompanhada também por autoridades civis.

A Polícia Militar de Minas Gerais foi criada em 1775 para prevenir a criminalidade e garantir a segurança da população. Em 236 anos de história, a corporação se tornou uma das mais respeitadas do país. Ela está presente nos 853 municípios do Estado zelando pela ordem e pela paz. Em Patos de Minas, a Polícia Militar está presente com a 10ª RPM, o 15º BPM, a 10ª CiaINDMAT, e outras três companhias.

Durante a solenidade o comando da 10ª RPM entregou a Medalha Alferes Tiradentes para oito personalidades civis e militares. Esta é a mais alta honraria concedida pela Polícia Militar. Também foram concedidas medalhas de mérito profissional e medalhas de ouro, prata e bronze para os policiais que completaram 10, 20 e 30 anos de carreira.

Também foram concedidos diplomas de mérito profissional, destinado aos policiais que se sobressaíram na execução de suas atividades, diploma de colaborador benemérito, para as pessoas que contribuíram com o trabalho da PM e o Troféu Amigo Legal para pessoas e entidades que colaboram com a construção da paz social.

Autor: Maurício Rocha