A orla da Lagoa Grande, principal cartão postal de Patos de Minas, é frequentada por centenas de pessoas todos os dias. Seja para fazer atividades físicas, passear ou bater um papo com os amigos. Entretanto, um fato chamou a atenção de algumas pessoas que passam pelo local. O surgimento de algumas plantas que estão brotando na beira da lagoa e que podem representar riscos ao meio ambiente.

As plantas que podem ser vistas crescendo dentro da lagoa são da família dos aguapés. Segundo o Secretário do Codema, Ivanildo Alves Zica, a presença das plantas na lagoa significa que há alguns tipos de nutrientes que não eram para estar ali como por exemplo fósforo e sulfeto de prata. O ambientalista explicou que a existência da planta no local é um sinal de poluição e que é preciso ficar atento, pois se ela se espalhar muito pode ser prejudicial tanto para a qualidade da água quanto para os animais que vivem na Lagoa Grande.

Os aguapés são plantas flutuantes que, em sua grande maioria, tem a função de remover poluentes orgânicos das águas onde brotam. Entretanto, se elas tomam conta de todo o ambiente, os peixes podem não sobreviver. Segundo os ambientalistas há várias espécies de animais que vivem nas águas da Lagoa Grande e dependem das boas condições dela para sobreviver.

Segundo Ivanildo, uma visita está marcada para conferir de perto a situação da Lagoa Grande.