A 4ª Vara Civil da Comarca de Patos de Minas elaborou um relatório para mostrar os resultados alcançados a partir da implantação de um Plano Estratégico há quase três anos. Os números são animadores. Segundo o juiz de direito, Rodrigo Assumpção, titular da 4ª Vara Civil, o trabalho realizado pela equipe conseguiu reduzir em mais de 30% o número de processos.

O Plano Estratégico estabeleceu uma série de práticas e rotinas como a padronização do fluxo de trabalho para servidores, capacitação e treinamento constante para novos servidores e estagiários e o estabelecimento de metas mensais mensuráveis. Também foi feito um trabalho de digitalização dos processos físicos.

“Aqui na 4ª Vara, tanto os servidores, quanto os estagiários são muito qualificados e comprometidos (...) e viram que era possível alcançar os objetivos”, disse o juiz Rodrigo Assumpção. Em 2 anos e oito meses de trabalho, a 4ª Vara Civil da Comarca de Patos de Minas conseguiu reduzir o acervo de 7.988 processos para 5.557 processos, o que representa uma queda de mais de 30%.


Segundo o titular da pasta, ainda existem processos que estão em baixa e tendência é que esses números tendem a diminuir. Ele explicou também que com a redução no número de processos a 4ª Vara Civil da Comarca de Patos de Minas já trabalha em outro ritmo. “Hoje nós conseguimos trabalhar com um tempo de duração de despacho, decisão e sentença de 60 a 90 dias”, afirmou.