A presença de um cão da raça Pitbull assustou transeuntes e pessoas que trabalham na avenida Brasil, em Patos de Minas, no final da manhã desta segunda-feira (31). Eles afirmaram que fizeram contato com órgãos competentes, mas tiveram que agir por conta própria para conter o animal antes que algo de mais grave pudesse acontecer.

O cão estava com coleira e parece ter se soltado de seu ambiente. O animal apareceu na avenida e chamou a atenção de quem passava por ali. “Eu entrei em contato com a Polícia Militar e eles falaram que não recolhem, só se tiver algum acidente com o cachorro. Liguei no Corpo de Bombeiros foi a mesma resposta. Na Zoonoses também, ambos falaram que só recolhem se ele avançar em alguém”, disse a testemunha.

Sem saber mais a quem recorrer, as testemunhas decidiram acionar o Patos Hoje para tentar encontrar um responsável pelo cão.  Segundo a comerciante, foi preciso colocar água e comida para conseguir amarrar o animal. “A gente colocou comida, chamou ele, eu pisei na cordinha enquanto ele comia e deixou ele lá”, disse ela.

O cão parecia cansado, com fome e com sede e permaneceu amarrado ao poste em frente à Patos Impermeabilizantes. Nos últimos meses, Patos de Minas tem registrado incidentes graves envolvendo cães da raça PitBull, inclusive com morte. No ano passado, uma pessoa morreu e duas ficaram feridas em um ataque de Pitbull no bairro Nossa Senhora das Graças.

Na semana passada, um estudante de 13 anos ficou ferido após ser atacado por um PitBull, no bairro Coração Eucarístico, em Patos de Minas. Vale ressaltar que a responsabilidade pela guarda do animal é sempre do tutor, que poderá responder por ataques e pelos danos que ele vier a causar.