Caixa Econômica Federal - Agência Patos de Minas
A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil começam a pagar hoje o abono salarial do PIS/PASEP. Em Patos de Minas o benefício chega a 23 mil trabalhadores, somente da iniciativa privada, e vai injetar mais de R$ 16 milhões na economia do município. O pagamento do PIS/PASEP será feita de forma escalonada em duas tabelas.
Para os trabalhadores que possuem conta na Caixa Econômica Federal, o pagamento do abono salarial do PIS terá outra escala. Para os trabalhadores nascidos em julho, agosto e setembro o dinheiro estará disponível para saque a partir desta terça-feira (15). Para os trabalhadores nascidos em outubro, novembro e dezembro a liberação do benefício será a partir de 14/08/2014, para os trabalhadores nascidos em janeiro, fevereiro e março o saque poderá ser feito a partir de 16/09/2014 e para os trabalhadores nascidos em abril, maio e junho o benefício estará disponível a partir de 14/10/2014.

O abano salarial do PIS/PASEP equivale a um salário mínimo (R$ 724,00). Tem direito ao benefício, os trabalhadores e servidores públicos municipais cadastrados no programa há pelo menos cinco anos e que tenham trabalhado pelo menos um mês com carteira assinada no ano de 2013 com vencimento de até dois salários mínimos.

Para receber o dinheiro do PIS, os trabalhadores da iniciativa privada devem se dirigir a uma unidade da Caixa, que pode ser uma agência bancária, terminal de atendimento, agência lotérica ou correspondentes Caixa Aqui. É preciso ter em mãos o cartão cidadão e senha cadastrada. O PASEP é pago pelas agências do Banco do Brasil. Os trabalhadores que tiverem em dúvida devem ligar para o Serviço de Informação ao Cidadão – 0800 726 0207 para saber se tem direito ou não ao benefício e o que fazer para retirar o dinheiro.

Autor: Maurício Rocha