O Patos Hoje recebeu nesta terça-feira (01) um vídeo que mostra uma atitude que chega a dar medo. Um pintor no alto de um prédio em Patos de Minas faz a pintura da parede externa de cima para baixo sem usar equipamento de segurança. As imagens foram compartilhadas com o jornal juntamente com mensagens críticas pela irresponsabilidade.

O internauta que enviou as imagens disse que o fato aconteceu na Rua Mata dos Fernandes. Não foi possível confirmar esta informação. Ele disse que o trabalhador, com o rolo nas mãos, não usava qualquer cinto de segurança ou outro equipamento de proteção individual para evitar uma eventual queda, o que é proibido pela legislação trabalhista.

As imagens foram feitas pelo morador de outro prédio vizinho. Com o zoom da câmera, ele registrou o pintor descendo e subindo o rolo para pintar o alto da parede. É possível perceber que o trabalhador se encontra de pé na parede e a vários metros do telhado de outro imóvel, comprovando que ele estava realmente a muitos metros do chão. Qualquer descuido poderia ser fatal. “É um irresponsável”, criticou.

Imagens de outra obra, na Avenida Padre Almir com a Rua Joaquim das Chagas, desta terça-feira (01), mostram que este tipo de trabalho deve ser feito de forma diferente, com mais segurança. Os pintores usam uma cadeirinha com cintos, ficando presos em cordas que também sustentam o material de pintura e limpeza.

O Patos Hoje tentou contato com o procurador do Ministério Público do Trabalho, que é o responsável por matérias decorrentes das relações de trabalho que envolvam interesse público, fiscalizando o cumprimento da legislação e procurando regularizar e mediar as relações entre empregados e empregadores, no entanto não conseguimos gravar uma entrevista nesta terça. Uma nova oportunidade será agendada para um esclarecimento sobre a importância de se atentar para as regras de segurança no trabalho. Diversos trabalhadores já perderam a vida durante o trabalho na cidade.