Com a pandemia da Covid-19 cada dia mais controlada em Patos de Minas, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu mudar o fluxo de atendimento às pessoas com sintomas da doença. A partir desta quarta-feira (01), quem estiver apresentando um quadro com sintomas respiratórios e suspeita de Covid-19 deve procurar as unidades de saúde da Família e a UPA.

O boletim dessa terça-feira (30) trouxe números animadores da pandemia em Patos de Minas. Apenas um novo caso foi registrado e a média caiu para menos de um (0,71). Apenas 13 pessoas estão com vírus da Covid-19 ativo, mas se recuperando em casa. Até as 18h, não havia nenhum patense internado nos hospitais da cidade.

Com a pandemia apresentando números tão baixos, a Secretaria Municipal de Saúde trabalha para atender outros tipos de necessidades médicas. A retirada dos pacientes de Covid-19, que precisam de isolamento, poderá liberar novas áreas na Santa Casa de Misericórdia para ampliar o atendimento à população.

Por tanto, a partir de hoje, os pacientes sintomáticos respiratórios e suspeita de COVID-19 deverão ter como porta de entrada as USFs durante a semana e em horário de expediente e a UPA nos finais de semana e à noite. Segundo a secretária municipal de saúde, Ana Carolina Magalhães, a Unidade de Pronto Atendimento no bairro Jardim Peluzo terá espaço separado para atender os pacientes com suspeita de Covid-19 e material para a realização de exame.