O pesquisador da Fiocruz, Gabriel Fernandes, participou do programa Contraponto dessa quinta-feira (08) e foi bastante didático ao responder perguntas sobre a eficácia das vacinas contra a Covid-19 e a aplicação da vacina contra a Gripe/H1N1. Ele também falou sobre o alto percentual de mortes em Patos de Minas, muito acima da média nacional e estadual.

Logo no início da entrevista, o pesquisador explicou como ocorre a ação das vacinas no organismo das pessoas, o percentual de proteção após a segunda dose e o motivo de existirem relatos de óbitos também entre pessoas que já receberam a vacina. Segundo ele, existem organismos que não desenvolvem anticorpos. “Além disso, estão circulando variantes que podem driblar a eficácia da vacina”, respondeu.

O Pesquisador falou ainda sobre o surgimento de novas variantes do novo Coronavírus. Ele disse que as novas variantes são fabricadas nos organismos das pessoas e que cada variante que surge costuma ter mais potencial de causar a doença.

Gabriel Fernandes também falou sobre o início da vacinação contra a Gripe/H1N1 na próxima semana e sobre a chegada do tempo frio. Ele disse que importante que todas as pessoas tomem as vacinas, mas explicou elas não devem tomar as duas vacinas ao mesmo tempo.

O pesquisar falou ainda sobre o alto percentual de mortes por Covid-19 em Patos de Minas de cerca de 239 mortes por 100 mil habitantes, que é muito maior que a média do Nacional (161 mortes por 100 mil habitantes) e quase o dobro da média do Estado ( 128 mortes por 100 mil habitantes). Segundo ele, Patos de Minas já enfrentou o pico que está começando agora em outras regiões do país.