O publicitário patense Cledilson Carlos dos Santos Araújo conseguiu uma conquista nacional. Sua pesquisa intitulada, "Propósito, personalidade e emoção como vias para a construção de sentidos da marca Nubank", desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação, da Universidade Federal de Uberlândia (PPGCE/UFU), foi a vencedora na categoria "Mestrado Profissional", do Prêmio Intercom de Pesquisa em Comunicação 2022, promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).

Cledilson defendeu a dissertação em fevereiro de 2021. Ele investigou as particularidades da estratégia de comunicação do Nubank, startup brasileira de serviços financeiros bem-sucedida no mercado. De acordo com o publicitário, ele sempre trabalhou atendendo empresas de pequeno e médio porte, e a maioria delas tenta ser comparada com as líderes do mercado. “E, logo quando o Nubank surgiu, ele se posicionava diferente, ele não queria ser visto como grande banco, sou cliente deles e isso sempre me chamou atenção”, explicou.

Cledilson explicou que, quando entrou para o programa de mestrado, seus orientadores concordaram que a estratégia inusitada era digna de um estudo de caso. No resumo do trabalho, o patense explicou que o estudo de caso teve o objetivo de “analisar se / como fatores subjetivos como emoções, personalidade e propósito superior de seu modelo de negócio comunicado pode contribuir para que a marca seja considerada uma lovemark (o mais alto nível de construção de sentidos entre um cliente e uma marca)”.

No trabalho, Cledilson considera que a pesquisa “aumentou o entendimento sobre como estratégias de branding [que tornam a marca mais reconhecida] podem ser mais eficazes, em se considerando fatores emocionais e de construção de sentidos, do que os atributos funcionais oferecidos por uma marca em seus produtos ou serviços”.

Cledilson é natural de Patos de Minas, mas morou em Presidente Olegário até 2009, quando se mudou para a Capital do Milho. Ele é formado em Publicidade e Propaganda pelo UNIPAM. Ele comemorou bastante o resultado no maior congresso acadêmico de comunicação do Brasil.