Provavelmente você já viu o famoso Elias do Crachá caminhando pelas ruas de Patos de Minas. Apesar de ser chamado dessa forma, você sabia que o seu nome real não é Elias? Pois é, até eu fiquei surpreso. O homem que nasceu na Bahia na verdade se chama Eli Xavier Rosa. Nesta quinta-feira (15), ele recebeu da justiça uma autorização para mudar seu nome de Eli para Elias em todos os seus documentos. Ele recebeu a notícia na Câmara Municipal e comemorou com todos os presentes. A preocupação agora é trocar todos os crachás.

Por onde passa, Eli é chamado de homem do crachá, Elias ou Elias do Crachá. Sempre com o sorriso largo e o paletó todo cheio dos objetos. Ele é servidor aposentado da Prefeitura Municipal e mora em Patos de Minas há mais de 40 anos. De acordo com ele, veio para Patos de Minas ainda criança e fez da capital do milho o seu lar. Mas quem olha para aquele homem com o terno coberto por crachá não sabe que ele buscava uma realização pessoal, a mudança de nome.

Na certidão de nascimento é Eli Xavier Rosa, mas em seu coração é Elias Xavier Rosa. Alguns advogados sensibilizados com o pedido dele decidiram entrar na justiça pedindo autorização para que ele pudesse mudar seu nome em todos os documentos. A justiça concedeu autorização e Elias foi uma alegria só. Ele recebeu a informação na Câmara de Vereadores durante a reunião ordinária dessa quinta-feira (14).

Em conversa com nossa reportagem, ele disse que esse sempre foi seu maior sonho. “Era meu sonho por causa do Profeta Elias. Eli acabou, agora é Elias Xavier Rosa” finalizou ele.