Após tomar posse como Prefeito Municipal de Patos de Minas, Pedro Lucas nomeou nesta quarta-feira (02) os servidores do 1º escalão.
Após tomar posse como Prefeito Municipal de Patos de Minas, Pedro Lucas nomeou nesta quarta-feira (02) os servidores do 1º escalão da administração. Dezoito nomes foram apresentados. Alguns já esperados e outros não muito conhecidos no meio político. Os diretores das escolas municipais também tomaram posse.

A primeira a tomar posse foi a secretária de educação, Marlene Porto. Sem causar muita surpresa, em uma reunião separada, o prefeito anunciou a secretária. Ele também deu posse aos diretores e vices das escolas municipais de Patos de Minas. Participaram da cerimônia o Presidente da Câmara Municipal e vários vereadores.

A posse dos outros secretários aconteceu em solenidade no auditório do prédio da CDL. Antes do anúncio, Pedro Lucas cobrou empenho, dedicação e honestidade no trabalho em prol da sociedade. Ele pediu para que os escolhidos façam por merecer porque o cargo é de confiança. “Se der uma chuva, o secretário de infraestrutura deve ficar de prontidão”, exemplificou.

Depois, um a um, os nomes foram chamados. Pércio Ferreira de Barros será o secretário de administração. João Vitor Caixeta será o secretário de planejamento e desenvolvimento urbano. A pasta do desenvolvimento social será comandada por Geraldo Magela Pinto Lima. A saúde do município terá como coordenador Dirceu Deoclaciano Pacheco.

O sexto a ser apresentado foi Fábio Amaro que será o secretário de cultura, turismo, esporte e lazer. O secretário de infraestrutura, responsável pelas obras da cidade, será Nelson Nogueira da Silva. Depois dos 8 secretários, vieram os outros nomes do 1º escalão. O controlador geral do município será Edvard Trajano Júnior e o procurador geral será Damião Borges da Silva.

O superintendente do IPREM será Clarindo Silva e, para ser a advogada do órgão, Aylla Cimetta Gontijo foi nomeada. Para comandar a Fundação PROMAM foi nomeada a ex-vereadora Dalva Mota. A assessoria política será realizada por Kelson Carlos Clemente. Para coordenar o Procon foi empossada Paula Borges Campos Fernandes.

Os procuradores do município serão Cristina Fonseca Queiroz de Melo, Daniela Cambraia de Souza Alves Maia e Virgílio Borges, sendo que este último ainda não tomou posse. O prefeito ficou de nomear o secretário de governo e o secretário de agricultura que deve acontecer nessa quinta-feira (03). O vice-prefeito Sandro Ângelo será o coordenador da equipe de governo.

Nesta quinta-feira (03), o prefeito dará posse aos nomes do 2º escalão. A solenidade está marcada para acontecer no teatro municipal.

Confira o currículo da equipe de governo de Pedro Lucas:

Pedro Lucas Rodrigues

Prefeito Municipal de Patos de Minas

Natural de Patos de Minas, filho de José Rodrigues Sobrinho (in memoriam) e Isaíra Pereira Rodrigues; casado com Gleide Lucas Ferreira Rodrigues, e pai de Rael e Ramon. Foi eleito o Prefeito do Município de Patos de Minas para o mandato de 2013/2016, pelo partido PSD, na coligação O Poder do Povo. A sua carreira pública deu início em 1985, quando foi Presidente da Associação Comunitária dos Bairros Nossa Senhora das Graças e Caramuru, bem como na Associação dos Comerciários de Patos de Minas, hoje SINDEC. A sua entrada para a política ocorreu em 1988, quando foi eleito vereador pela primeira vez, na época com 24 anos de idade. Depois, foi eleito vereador por mais quatro vezes, totalizando exatos 20 anos de experiência parlamentar. Em 2008, foi reeleito com 3.919 votos (quinto mandato), sendo o mais votado da cidade em três mandatos consecutivos. Sua atuação como parlamentar sempre foi pautada na busca da defesa dos interesses do cidadão. É autor de dezenas de leis municipais que buscam auxiliar a vida das pessoas, a exemplo da criação do Hemocentro, PROCON, Passe Livre no Transporte Coletivo Urbano Municipal para as pessoas portadoras de necessidades especiais, entre outras. Também é autor de centenas de reivindicações e requerimentos bem sucedidos, sempre acolhendo a sugestão de populares, melhorando a qualidade de vida da sociedade.

Sandro Ângelo de Andrade
Vice-Prefeito de Patos de Minas

Natural de Patos de Minas, é contador, administrador de empresas e servidor público municipal há 25 anos. Graduado em Ciências Contábeis e Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG, Pós-Graduado em Auditoria pela PUC/MG e Auditoria e Perícia pelo UNIPAM, com Mestrado em Contabilidade Gerencial pela FUCAPE Business School. Professor universitário e Coordenador do curso de Ciências Contábeis do UNIPAM. Foi Presidente da ADESP – Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Patos de Minas – por dois mandatos, Vice-Presidente da Instituição de Microcrédito “Banco da Gente”, membro de vários conselhos municipais, de entidades representativas da sociedade patense, Fundação Educacional de Patos de Minas e Sindicato dos contabilistas.

Marlene Machado Porto
Secretária Municipal de Educação

Natural de Patos de Minas, ocupa os cargos de Especialista em Educação Básica, função exercida na Superintendência Regional de Ensino (SRE) em Patos de Minas; e o de Coordenadora Municipal do CESPE (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos), órgão que integra a Fundação Universidade de Brasília. Graduada em Ciências Físicas e Biológicas; também em Pedagogia – Supervisão; Inspeção e Administração Escolar; e com pós-graduação em Metodologia e Didática do Ensino, já exerceu os seguintes cargos: foi Professora de Ensino Fundamental; Técnica Educacional na Área Pedagógica, na SRE de Patos; Coordenadora da Área de Educacional e Cultura, também na SRE; Diretora da Superintendência de Patos de Minas (de 1989 a 1999); Diretora da Diretoria Educacional da SER local; Membro do Conselho Estadual de Educação, em Belo Horizonte (por seis anos); e Membro do Conselho Curador do UNIPAM.

Pérsio Ferreira de Barros
Secretário Municipal de Administração

Natural de Patos de Minas, atua em consultoria administrativa e perícia financeira. Antes, foi diretor administrativo da Transportes Jaó Ltda, por quatro anos. Também, ocupou o cargo de gerente administrativo em três empresas: na Viação Januária Ltda (três anos), na BJS Construções e Terraplenagens Ltda (três anos) e na Princesa do ABC Transporte e Turismo Ltda (cinco anos). Trabalhou também na Viação EAOSA Ltda, na posição de gerente operacional, por dois anos. Foi professor universitário na Fundação Educacional de Patos de Minas e na FESG - Fundação de Ensino Superior de Goiatuba. Formado em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Brasília, realizou também cursos complementares nas áreas de Previdência Social, Licitações e Contratos, Estrutura e Análise de Balanços, Matemática Financeira, Cooperativismo, Gestão de Transportes, Contabilidade de Custos, Perícias Judiciais e Windows e Pacote Office.

João Vitor Caixeta
Secretário Municipal de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Econômico

Formado em Engenharia Civil, pela Fundação Mineira de Educação e Cultura; recebeu ainda diploma como Técnico em Edificações, pela Escola Técnica Federal de Minas Gerais. Desde setembro de 2011, é consultor em projetos de barragem para a Antecipare – Consultoria Ambiental. Nessa mesma firma, ocupou o mesmo cargo no período de 2005 a 2008. Prestou serviços para a JM Serviços Especializados em Construção Ltda; foi engenheiro fiscal pela ENECON S.A. – Engenheiros e Economista Consultores; e responsável técnico pela edificação do residencial Juvenal Pereira Caixeta, em Patos de Minas. Destacou-se na Ruralminas entre 1979 e 1988, depois em 1991 e ainda entre 2002 e 2003; pela CEL Círculos Engenharia Ltda; pela PavisolosSondag – Consultoria Ltda; pelo Porto Real Projetos e Consultoria S/A. Por quase 10 anos (entre 1991 e 2000), atuou em adjunção ao DER-MG, como engenheiro fiscal e responsável por levantamento de malha rodoviária (14ª CRG de Patos), e em obra de implantação asfáltica (35ª CRG de Abaeté).

Dirceu Deocleciano Pacheco
Secretário Municipal de Saúde

Natural de Patos de Minas, graduou-se em Odontologia pela UFMG, em 1960, exerceu a atividade profissional até dezembro de 2001. Presidente da Associação Odontológica por quatro mandatos. Diretor Geral do CEAPS em 1977/78. Secretário Municipal da Saúde de Patos de Minas em 1994/96. Participou do Grupo de Trabalho que implantou a Fundação Educacional de Patos de Minas (FEPAM) em 1968/70, sendo membro do Conselho Fiscal, suplente e membro efetivo do Conselho Curador, assumindo a Presidência daquele Conselho, de junho/1986 a agosto/2007. Diretor da Faculdade de Farmácia em 1998, na montagem do curso, sendo depois reeleito, e a seguir, duas vezes eleito Diretor da Faculdade de Ciências da Saúde, sucessora daquela, com diversos cursos, por dois mandatos. É Presbítero Emérito da Igreja Presbiteriana e um dos fundadores do Instituto Presbiteriano de Educação, sendo Presidente da Associação Presbiteriana de Educação de Patos de Minas (APREPAM) por dois mandatos. Membro da Loja Maçônica "Amor e Justiça 3ª" desde 1962, foi seu Presidente por quatro mandatos, tendo recebido todos os títulos maçônicos. Junto com dois de seus irmãos, foi criador e diretor da revista "A DEBULHA" durante a década de 1980.

Geraldo Magela Pinto Lima
Secretário Municipal de Desenvolvimento Social

Sócio - proprietário da CIA do Cartucho desde setembro de 2000, é profissional com ampla experiência nas áreas de gerenciamento de vendas; de negociações de contratos de licitações públicas; de setores financeiro, administrativo e gestão de pessoas. Já foi vendedor autônomo de material de escritório e informática, entre 1996 e 2000; e vendedor de comércio varejista em empresas de Patos de Minas. Realizou cursos de Desenvolvimento Empresarial (CDL de Patos); de Empreendedorismo (SEBRAE, em Patos); e de Teologia, na Faculdade Teológica Permanente Sião EBPS-BH. É membro da Assembleia de Deus desde janeiro de 1994, atualmente como Líder Regional da Mocidade (UMADERPAM). É natural de Patos de Minas.

Paulo Roberto Mota
Secretário Municipal de Finanças e Orçamento

Técnico em Contabilidade, é proprietário da Mota Contabilidade, Processamentos e Internet, desde 1986, tendo como clientes o Grupo Rodomilho, o Deputado Federal José Humberto Soares, a Petra Energia S/A, a Global Serviços Geofísicos Ltda e o Posto Parati Ltda. Foi Professor de Contabilidade e Custos no Colégio Fonseca Rodrigues e na Escola Estadual Dona Guiomar de Melo, em Patos de Minas. Foi Vereador Suplente pelo extinto PL, atual PR; Chefe de Divisão de Receita e de Contabilidade (no mandato do então prefeito José Humberto Soares); técnico responsável pela prestação de contas de campanhas e partidos políticos; presidente do PPS (Partido Popular Socialista); e atuou como coordenador regional da campanha ao Senado de Itamar Franco. É natural de Taguatinga, Distrito Federal.

Fábio Amaro
Secretário Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer

Jornalista e escritor, nascido em Patos de Minas, foi correspondente internacional do jornal Hoje em Dia, em Nova York, nos Estados Unidos, entre os anos de 2001 a 2009. Premiado pela cobertura jornalística da tragédia terrorista contra as torres do World Trade Center, e pelo abrangente noticiário relacionado aos imigrantes brasileiros. No exterior, atuou também como repórter/correspondente das revistas Chiques e Famosos (São Paulo), Chega Mais (São Paulo), Encontro (Belo Horizonte). Em 2009, lançou o tabloide Green Card News. Trabalhou ainda para um escritório americano de advocacia de imigração, e foi também tradutor e intérprete. Pelo lado acadêmico, concluiu o último ano do ensino médio na Austrália e, em seguida, no Brasil, formou-se em Comunicação Social (Jornalismo) pelo Centro Universitário de Belo Horizonte – UNI-BH. É autor de sete livros, sendo cinco publicados no Brasil e dois na Europa.

Nelson Nogueira da Silva
Secretário Municipal de Infraestrutura

Desde 1992, é sócio da EMPAT – Empreiteira Patense Ltda. Executa obras civis, conjunto habitacional, saneamento básico e obras industriais em diversos municípios da região; bem como obras de drenagem em rodovias nos Estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco. Antes, atuava na área administrativa no ramo de construção de rodovias em empresas do setor privado. Nascido em Patos de Minas, é formado em Administração de Empresas pela UNIPAM.

Edvard Trajano Júnior
Controlador Geral do Município

Nascido em João Pinheiro, graduou-se em Ciências Contábeis pelo UNIPAM (Centro Universitário de Patos de Minas), em 2002; pós-graduado Latu Sensu em Contabilidade e Controladoria pelo UNIPAM, em 2004; pós-graduando Latu Sensu em Auditoria em Organizações do Setor Público pela AVM – Faculdade Integrada – Rio de Janeiro. Aprovado em concurso público para o cargo de TNS1/Contador da Prefeitura Municipal de Patos de Minas em 2007, tendo exercido as funções de Gerente de Coordenação Contábil de 2009 até a presente data. É sócio da empresa Pontual Consultoria e Assessoria, que atua na área de Consultoria e Assessoria em Contabilidade Pública.

Damião Borges da Silveira
Procurador Geral do Município

Natural de Patos de Minas, é formado em Direito pela Faculdade de Direito de Patos de Minas – UNIPAM. Iniciou suas atividades profissionais aos 16 anos como auxiliar contábil no Sindicato dos Produtores Rurais no ano de 1984, passando a assumir o departamento contábil em 1988. Foi empresário do ramo de leilões rurais como sócio da empresa Parque Leilões, na organização e realização de Leilões ao Sindicato Rural no período de Janeiro de 1990 à Outubro de 2002. Exerceu o cargo de Gerente Administrativo do Sindicato Rural no período de Agosto de 2005 à Dezembro de 2008, sendo um dos responsáveis pela Organização da Festa Nacional do Milho. Exerceu de 2008 até os dias atuais o cargo de Assessor Jurídico do Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas.

Clarindo Silva
Superintendente do IPREM

Aprovado em concurso público para o cargo de Agente de Administração do Instituto de Previdência Municipal de Patos de Minas - IPREM em 1993. Exerceu as funções de encarregado do Setor Administrativo e do Setor de Previdência Social, em seguida as de Chefe de Divisão de Benefícios. Graduado em Administração de Empresas pela UNIPAM, em 1997. Exonerado do IPREM em 2006 em virtude de aprovação no concurso público da Prefeitura Municipal para Técnico de Nível Superior/Administrador de Empresas, tendo exercido as funções de Gerente de Bens Patrimoniais de 2006 a 2008, e Gerente de Controle Financeiro na Diretoria de Orçamento de 2009 até a presente data. É professor da Escola Técnica Advice para as disciplinas de Gestão e Administração dos cursos de Segurança do Trabalho, Meio Ambiente, Radiologia, Enfermagem e Administração. É natural de Patos de Minas.

Aylla Cimetta Gontijo
Advogada do IPREM

Natural de Patos de Minas, é formada em Direito, pela UNIPAM (conclusão em 2010), com pós-graduação em Direito Público. LFG em andamento. Trabalha como advogada autônoma, com ênfase nas áreas Cível, Comercial e Administrativo. Antes, foi consultora de vendas na Motocar Ltda., em Patos de Minas, onde atuou por nove anos.

Maria Dalva da Mota Azevedo
Secretária Executiva da Fundação PROMAM

Vereadora em Patos de Minas no mandato de 2009 a 2012, pelo PTB; ficou como suplente nas eleições realizadas em 2012. É professora, formada em Letras, e leva consigo a missão constante de luta pela educação de qualidade e igualdade nas escolas onde lecionou. Nasceu no distrito de Chumbo, chegou a viver em Brasília por 23 anos e, quando retornou para Patos, começou a participar de reuniões no Plenário da Câmara. Residia na zona rural, e foi pelos distritos do município que iniciou trabalho voluntário, visando dar melhor qualidade de vida à população patense. A vida política surgiu como forma de poder realizar algo diferente, com mais força e com direito atribuído pelo povo, por meio do voto.

Kelson Carlos Clemente
Assessor Político

Proprietário da Kelson Carlos Contadores & Associados há mais de 15 anos, e sócio-diretor da MD21 Comunicação & Marketing há três. Antes, atuou como gerente Escritório de Contabilidade do Sr. Edgard do Valle Ramos; Departamento administrativo do Hospital São Lucas; foi gerente da PatosFactoring. No ramo de atividades sociais e voluntárias, é Vice - presidente do Sindicato dos Contabilistas de Patos de Minas; voluntário de diversas ações beneficentes no município; foi presidente do Esporte Clube Mamoré, em 2006 e, também, diretor de marketing e futebol do mesmo. A sua formação acadêmica inclui: graduação em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda), pela UNIPAM; curso técnico em Contabilidade, pelo Colégio Leonardo Da Vinci; e, atualmente, especializa-se em Marketing Esportivo. É, atualmente, o presidente do partido PR em Patos de Minas.

Paula Borges Campos Fernandes
Coordenadora do PROCON

Formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), é advogada regularmente inscrita na OAB/MG sob No. 87.464. Desde 2004 é advogada autônoma na área de inventários e partilhas, judicial e extrajudicial. De 2000 a 2003, atuou como advogada na área trabalhista patronal na empresa Advocacia Levino Alves da Silva e Filhos, em Patos de Minas.

Cristiana Fonseca Queiroz de Melo
Procuradora do Município

Natural de Patos de Minas, é formada em Direito pela Universidade de Uberaba (UNIUBE); com pós-graduação em Direito do Trabalho, também pela UNIUBE, e em Direito Processual Civil, pelo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). É advogada no Escritório de Advocacia Cristiana Queiroz Advogados Associados, desde 1998, atuando nas áreas Cível, Empresarial e Trabalhista.

Daniela Cambraia de Sousa Maia Alves
Procuradora do Município

Natural de Patos de Minas, é advogada, formada em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Pós Graduada em Direito Civil pela UFU e em Direito Público pela UNIPAM. Foi Diretora do PROCON Municipal, de janeiro de 2001 a abril de 2002; Procuradora Geral do Município, de abril de 2002 a setembro de 2003; e de outubro de 2003 a dezembro de 2004, procuradora do IPREM e do FASERV. Exerce a advocacia em Patos de Minas desde 1997. Atualmente, é servidora concursada do município de Patos de Minas, trabalhando na Procuradoria do Município, de novembro de 2009 a dezembro de 2012.

Virgílio Ferreira Borges
Procurador do Município

Natural de Patos de Minas, é formado em Direito pela UNIPAM; pós graduado em Direito Processual Constitucional, pela Universidade de Uberaba (UNIUBE), e em Direito Ambiental e Urbanístico, pela Universidade Anhanguera (Uniderp-SP). Advogado, Assistente Jurídico/IEF da Advocacia Geral do Estado (AGE), desde outubro de 2010. Também, é professor de Legislação Ambiental e Licenciamento Ambiental (SENAC). Foi Procurador Regional do Instituto Estadual de Florestas (IEF), de 2007 a 2010. É, atualmente, o presidente do PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), em Patos de Minas; e presidente da Sociedade Recreativa Patense.

Tânia Maria Teixeira Dannemann
Chefe de Gabinete

Atua como Consultora de negócios na Clínica Ramazzini, empresa de medicina e segurança do trabalho. Antes, entre 2009 e 2010, trabalhou no setor financeiro e na execução de melhorias internas na Retífica Somotor Ltda. Foi também Gerente de Relacionamentos no Laboratório Carlos Chagas. E, pela Advice Segurança do Trabalho, atuou por quase dois anos como gerente da empresa, sendo responsável pela parte administrativa, financeira e comercial. Pela Câmara Municipal de Patos de Minas, foi Assessora Parlamentar do Vereador Clenio Carvalho, entre janeiro de 1999 e dezembro de 2004. Já residiu em Vila Velha, no Espírito Santo, onde trabalhava para a Mitran Mudanças (1988 a 1990), sendo, em seguida, transferida para Belém – PA, onde ocupou o cargo de gerente geral da filial.

Lúcio Flávio Leal
Secretário do Prefeito

Natural de Patos de Minas, concluiu o curso superior e realizou, também, cursos de Informática Avançada. Possui experiência profissional como Auxiliar de Áudio Visual, pelo Centro Universitário de Patos de Minas, tendo atuado por três anos, no cargo.

Autor: Farley Rocha