Pedro Lucas Rodrigues - Prefeito de Patos de Minas

Em entrevista coletiva concedida à imprensa na manhã desta quarta-feira (09), o prefeito Pedro Lucas Rodrigues confirmou a inclusão de Patos de Minas na segunda etapa do Programa Aeroportuário de Minas Gerais – ProAero, como havia adiantado o Patos Hoje. Ele também anunciou a intenção de ampliar a área do Aeroporto Municipal.

Pedro Lucas informou que vai designar uma equipe para fazer estudos em caráter de urgência visando declarar de utilidade pública, para fins de desapropriação, áreas adjacentes ao Aeroporto Regional, assegurando assim, condições de ampliação do mesmo. Também determinou que proceda imediata proibição de expansão de área urbana ou de chacreamento nas imediações.

O projeto de restauração do Aeroporto de Patos de Minas prevê ampliação e recapeamento da pista, que passará a ter capacidade para receber aeronaves de até 135 passageiros. O pátio de aeronaves também passará por reforma, assim como o terminal de passageiros. Além disso, o Aeroporto receberá novos equipamentos e a brigada de incêndio que chegou a provocar a suspensão dos vôos há alguns meses.

Como o projeto já está pronto, as obras poderão ser iniciadas ainda no primeiro semestre deste ano. A autorização para a abertura de licitação para a execução das obras foi dada na manhã dessa terça-feira, durante o lançamento da segunda etapa do ProAero em Belo Horizonte.

Novos Vôos

A Azul e a Trip solicitaram à Anac os pedidos de Horário de Transporte (Hotran) para operar novos voos em Araxá, Patos de Minas e Varginha, em Minas Gerais, e em Resende e Macaé, no Rio de Janeiro. Caso sejam aprovados, as operações deverão ter início no dia 4 de fevereiro e serão realizadas pelos turboélices ATR da Trip.

Se as novas linhas forem autorizadas, o Aeroporto de Patos de Minas passará a ter conexão com outras regiões do país, sem que os passageiros tenham que ir até Belo Horizonte ou Uberlândia.

Autor: Maurício Rocha