Os empresários, estudantes e profissionais liberais de Patos de Minas puderam desfrutar da opinião de um dos jornalistas mais respeitados do país. O âncora do Domingo Espetacular da rede Record, Paulo Henrique Amorim, esteve na cidade na noite dessa quinta-feira (03) e durante uma hora e meia fez projeções otimistas para a economia brasileira.

De acordo com o jornalista, o Brasil foi o país que menos sentiu os efeitos da crise econômica mundial e fez um alerta. “A crise acabou em abril deste ano. Se o seu negócio não anda algo está errado”, alertou. Paulo Henrique Amorim fez duras críticas à comentarista de economia da Rede Globo Miriam Leitão. O jornalista disse que a maioria das projeções feitas por ela são equivocadas.

Ele apresentou reportagens publicadas em jornais do Brasil, Estados Unidos e Europa de estudos que mostram que a economia brasileira vai muito bem. Nos últimos meses, o país cresceu a uma taxa de 9% e vai chegar ao fim do ano com resultado altamente positivo.

Paulo Henrique Amorim destacou a melhor distribuição de renda no país. “Nos últimos anos, 27 milhões de pessoas migraram para as classes “C”, “B” e “A”, afirmou. Ele disse que a pirâmede da distribuição de renda, que antes tinha pouca gente em cima (ricos) e muita gente em baixo (pobres) está ficando mais igual e já pode ser comparada a um barril.

O jornalista destacou a participação da classe “C” no fim da crise. De acordo com ele, as famílias com renda média de três salários mínimos hoje compram casa própria e movimentam a economia do país. Ele destacou a importância da participação das mulheres que hoje trabalham e ajudam no orçamento doméstico.

Depois de mostrar que a crise mundial acabou e que o Brasil está “bem na foto”, Paulo Henrique Amorim disse que as mudanças estruturais realizadas nos últimos anos tiveram um papel decisivo no desempenho da economia. Ele destacou a democracia, inflação baixa com crescimento moderado, projeto social sólido e reservas cambiais de quase 300 bilhões de reais como fatores importantes.

O jornalista terminou a palestra dizendo que a locomotiva do mundo será puxada por dois países, o Brasil e a China.


A palestra com Paulo Henrique Amorim foi promovida pela CTBC através do Circuito do Conhecimento, que além de levar informação proporciona o relacionamento entre as pessoas e a possibilidade de realização de novo negócios.