Os atiradores do Tiro de Guerra 04013 abriram o desfile.
Os patenses levantaram mais cedo neste domingo (07) para comemorar o Dia da Independência do Brasil. A programação de Sete de Setembro foi aberta por uma Sessão Cívica com hasteamento de bandeiras no Palácio Dona Filomena de Macedo Melo. Em seguida, ocorreu o tradicional desfile cívico e militar.

Os atiradores do Tiro de Guerra 04013 abriram o desfile. Assim como acontece todos os anos, os soldados do Exército Brasileiro cruzaram a avenida Getúlio Vargas apresentando suas armas e sua potente fanfarra. A comissão porta-bandeira ganhou lugar de destaque para reforçar o amor à pátria entre os brasileiros.

A Polícia Militar também participou do desfile. A Banda de Música da 10ª RPM cruzou a avenida executando o Hino da Independência do Brasil. A corporação apresentou suas diferentes frações, destacando o trabalho de segurança que é realizado em defesa da sociedade. O desfile também mostrou os projetos sociais que são desenvolvidos pela Polícia Militar na cidade.

Em seguida veio o Corpo de Bombeiros. A companhia que luta para ser elevada à batalhão apresentou suas viaturas e trouxe os alunos do Projeto Bombeiro Mirim que trabalha com crianças carentes e alunos de escolas públicas em Patos de Minas, oferecendo ensinamentos e lições de cidadania que poderão ser levadas para a vida toda.

O Desfile da Independência também teve a participação de estudantes de escolas públicas. O Colégio Tiradentes mandou mais de 200 alunos e uma fanfarra para comemorar a Independência do Brasil. Também passaram pela avenida representantes de entidades e projetos sociais desenvolvidos na cidade, como a Liga Patense de Ciclismo e a Associação Paralímpica Patense.

Os alunos do CAIC fecharam o Desfile da Independência com sua fanfarra e um grupo de alunos vestidos com roupas verde-amarelo para homenagear o Brasil.

Ausências

O prefeito Pedro Lucas não participou das comemorações do Dia da Independência. O chefe do executivo teve uma crise asmática e teve que ser hospitalizado segundo a assessoria da Prefeitura. O vice-prefeito Sandro Ângelo também não compareceu. Secretários e a primeira dama Gleide Lucas representaram o Executivo.

Autor: Maurício Rocha