O desafio lançado é conseguir o maior número de pessoas lendo. ( Foto: Guilherme Camargos )

Que tal escolher um bom livro e iniciar uma vida nova com uma boa leitura? A data sugerida é 1º de outubro, Dia de Mobilização pela Leitura que, este ano, terá a adesão da cidade de Patos de Minas. O desafio lançado é conseguir o maior número de pessoas lendo, numa grande mobilização de incentivo à leitura.

Dia de Mobilização pela Leitura começa às 9h da manhã e vai até às 21 horas do dia 1º de outubro.  As cidades participantes devem se organizar para conseguir o maior número de leitores. A participação deve ser registrada em foto ou vídeo, seguida de uma declaração de como foi a leitura.

A contagem do número de participantes inclui os leitores e os ouvintes e pode ser em qualquer lugar, no ônibus, na praça, no escritório, na hora do café ou qualquer outro momento, desde que seja feito o registro da leitura.

O resultado final, os materiais como os filmes, fotos e declarações serão encaminhados para semed@patosdeminas.mg.gov.br para que a Secretaria Municipal de Educação de Patos de Minas organize o portfólio para enviar à Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri/SP.

O grande prêmio é o envolvimento da cidade com a leitura! Uma vez que é preocupante o que o Instituto Nacional de Alfabetismo Funcional aponta: 70% da população brasileira têm dificuldades para compreender um texto simples.

Portanto use a sua criatividade e leia, registrando o evento. Compartilhe, mobilize sua igreja, seus colegas de trabalho, seus amigos. Leia para a família, para crianças, idosos... A SEMED convida também para uma leitura na Praça Getúlio Vargas, das 9 horas às 17 horas.

Autor: Maurício Rocha