Dados divulgados nessa quarta-feira (28) pelo Novo Caged mostram que o mercado de trabalho continua aquecido. O pais teve saldo positivo, assim como Minas Gerais e também Patos de Minas. Bom para quem está à procura de trabalho, mas ruim para os empresários que estão encontrando dificuldades para preencher suas vagas.

Segundo o Novo Caged, Patos de Minas registrou um salto de 145 novas vagas de emprego com carteira assinada no mês de outubro. Foram 2.841 admissões, contra 2.696 demissões. Destaque para a agropecuária que abriu 218 novas vagas. Serviços (+22) e construção civil (+7) também tiveram saldo positivo no mês de outubro. Já a indústria (-99) e o comércio (-3) tiveram saldo negativo.

Se considerarmos os 10 primeiros meses do ano, Patos de Minas segue com saldo positivo na geração de empregos, com a criação de 1.573 novas vagas. O mês de março foi o melhor do ano, com a geração de 1.450 postos de trabalho. Por outro lado, maio foi o pior mês com a perda de 489 vagas de emprego. Com esses números, o município alcança um recorde de 50.848 pessoas trabalhando com carteira assinada.

Com relação a Minas Gerais, o Estado também manteve saldo positivo na geração de empregos com carteira assinada. Dados do Novo Caged mostram que o estado criou em outubro 3.176 postos de trabalho. Com o desempenho positivo na geração de emprego, Minas Gerais já acumula no ano 207.363 oportunidades, de janeiro a outubro.

Em nível nacional, também foi o décimo mês consecutivo de saldo positivo na geração de empregos. Nos dez primeiros meses do ano, foram abertas 2.117.473 vagas. Esse resultado é 18,6% mais alto que no mesmo período do ano passado.