A Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sectel), por meio de equipe técnica da Dimep, aprovou um projeto junto à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) para revitalização de monumentos históricos da Praça Dom Eduardo e da Av. Getúlio Vargas. Patos de Minas irá receber R$147mil do Governo do Estado para execução das revitalizações. A expectativa da Dimep é de que as obras sejam realizadas ainda este ano.

Com investimento será feita intervenção em oito monumentos históricos: Poste da Paz, Centenário, Altar da Pátria, na Praça Dom Eduardo; Monsenhor Fleury Curado, Olegário Maciel, Coreto Municipal Arthur Magalhães, escultura Herói Anônimo – Homem do Campo e Marco Identificatório, instalados ao longa da Avenida Getúlio Vargas. Todos esses bens pertencem ao patrimônio histórico de Patos de Minas e integram os conjuntos tombados da Avenida Getúlio Vargas (Praça Dom Eduardo e demais praças da via).


Patos de Minas teve a segunda maior colocação de Minas Gerais: “Nós estamos nos preparando para receber o recurso que será contemplado com uma contrapartida do Município”, explicou Geenes Alves, Diretor da Dimep. Alguns monumentos já haviam sido revitalizados recentemente, como por exemplo o monumento Homem do Campo, nestes casos serão colocadas as placas com as escritas e fotografias históricas, que serão acessadas por meio de um QR CODE.

A expectativa é de que o projeto deve começar no meio do segundo semestre deste ano.