O Comitê Estadual de enfrentamento à Covid-19 definiu nessa quarta-feira (27) que a Macrorregião Noroeste regrediu para a Onda Vermelha do Minas Consciente, que sofreu alterações para permitir o funcionamento das atividades com protocolos rigorosos. Patos de Minas é polo dessa região que tem cerca de 700 mil habilitantes, mas a microrregião patense continuou na Onda Amarela e é essa classificação que será seguida pela Prefeitura Municipal. No entanto, as autoridades sanitárias fizeram um alerta.

Segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Patos de Minas, apesar de seguir a onda menos rígida, as autoridades de saúde fizeram um alerta quanto à velocidade de avanço da doença nos últimos dias no município. Foram divulgados 249 novas infecções nos últimos três dias. O alerta seria para as pessoas realmente cumprirem os protocolos para evitar a propagação do coronavírus.

Regras

Com a nova versão, o comércio e os eventos, por exemplo, serão liberados mesmo que a cidade esteja na onda vermelha, mas terão que seguir algumas regras, pensando na saúde, no distanciamento e evitando qualquer risco acentuado para a sociedade.

A fase 3 do plano também traz a restrição de algumas atividades que correspondem aos serviços essenciais, como padarias, bancos, farmácias e supermercados.

“Nos serviços essenciais, tínhamos um distanciamento linear de 2 metros na onda vermelha. Nós passamos para 3 metros. Então, isso já é uma vez e meia a mais de restrição. Em relação à metragem quadrada, é importante lembrar que se temos um supermercado de 1.000 metros quadrados, no máximo 100 pessoas podem estar ali. Esse tipo de mudança é o que vai trazer impacto. Então, contamos que os proprietários passem a ter esse controle, vendo quantas pessoas estão lá dentro, porque isso que vai permitir que ao longo do tempo a gente tenha todas as atividades funcionando e com o critério sanitário maior ainda”, recomendou o secretário de Estado de Saúde.

Em eventos, a limitação de pessoas será de 30 na onda vermelha, 100 na onda amarela e 250 na onda verde. Nas ondas vermelha e amarela, o protocolo é mais restritivo, envolvendo o controle de fluxo na entrada dos estabelecimentos, o limite de uma pessoa por atendente no comércio não essencial, a proibição de autoatendimento para reduzir o contágio dentro dos estabelecimentos, a medição de temperatura na entrada e o estímulo aos agendamentos.

Em relação aos hotéis e atrativos culturais e naturais, na onda vermelha é permitido 50% da ocupação; na onda amarela, 75%; e, na onda verde, 100%.

A fiscalização será feita pelos gestores municipais, que poderão contar com o apoio da Polícia Militar e também com a população, por meio de denúncias de descumprimento das regras.

Nesta quinta-feira (28), Minas Gerais registrou 155 novas mortes e 8.318 novas infecções. O estado chegou a 14.699 óbitos por Covid-19 e 715.967 casos de coronavírus. Patos de Minas está com 104 mortes e 5292 infecções confirmadas, sendo 249 nos últimos 3 dias.