Laboratório não está conseguindo realizar todos os exames.

Reportagem atualizada às 14h58 desta segunda-feira (14)

O registro de novos casos de coronavírus em Patos de Minas é muito preocupante. Durante o fim de semana, foram confirmados mais de 100 casos de Covid-19, sendo a primeira vez que o município divulgou esta quantidade de casos de uma só vez. Diversas pessoas estão internadas e os laboratórios já não estão conseguindo realizar os exames.

De acordo com a plataforma municipal que informa sobre os números de Covid-19 na Capital do Milho, às 12h45, estavam confirmados 3681 casos de coronavírus, na sexta-feira (11) eram 3579, totalizando 102 casos durante o fim de semana. A plataforma também mostra 90 óbitos, 415 pessoas se recuperando em casa e 18 pacientes internados, sendo 9 em UTIs.

Dos pacientes suspeitos e positivos, há 29 internados, sendo 10 em UTIs e 19 em leitos clínicos. A ocupação dos leitos públicos e privados está em 55,81% dos clínicos e 75,00% das UTIs. A situação no setor público está mais tranquila, mas vem subindo. Os clínicos estão em 39,13% e UTIs 55,56%. A ocupação total dos leitos está em 54,33%.

O professor, Guilherme Freitas, coordenador do Laboratório da UFU, destacou que a situação é muito preocupante. Ele disse que já não está sendo possível realizar todos os exames. O Secretário Municipal de Saúde, Carlos Rezende, confirmou esta preocupação. Ele informou que os laboratórios da UFU e da UFV não estão conseguindo realizar os testes e foi preciso contratar um laboratório particular para atender a demanda.

Guilherme Freitas contou que houve uma explosão de casos nos últimos dias e já foi ultrapassada a marca de 2 mil testes realizados pela UFU. Ele também vê com muita preocupação a questão das festas de fim de ano. O professor destacou que este momento não representa necessariamente uma Segunda Onda, visto que houve apenas uma redução de casos em novembro e não um controle da doença.

Boletim Covid-19 Patos de Minas - 14/12/2020.