Patos de Minas recebeu pouco mais de quatro mil doses de vacina contra Covid-19 referentes à 12ª remessa repassada pelo Governo Estadual aos municípios mineiros. Menos da metade desse montante será para a primeira aplicação que se estenderá até sábado (17).

Segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal, apenas 1.490 são para a primeira aplicação, quantidade destinada à faixa etária de 65 a 69 anos e os profissionais das forças de segurança, que contarão com 60 doses.

As 2760 doses restantes são para segunda dose, sendo: 1.360 de CoronaVac/Butantan e 1.440 de AstraZeneca/Oxford. Com o quantitativo de primeiras doses enviado, a Secretaria Municipal de Saúde conseguirá atender somente os idosos de 67 anos e parte dos idosos de 66 anos, conforme calendário abaixo:

CRONOGRAMA PARA PRIMEIRA DOSE – IDOSOS

A Assessoria destacou que os Idosos com 72 anos ou mais que não tenham comparecido às convocações anteriores para segunda dose devem procurar os pontos de vacinação nas datas acima descritas. É necessário apresentar documento com foto, CPF e o cartão comprovando a primeira dose.

CRONOGRAMA PARA SEGUNDA DOSE – IDOSOS

A expectativa é que, até o fim da semana, trabalhadores da saúde vacinados no dia 27/3 com CoronaVac também completem o esquema vacinal. Data e horário devem ser publicados em breve.

As segundas doses de AstraZeneca recém-entregues ficarão armazenadas para uso em maio, quando completa o intervalo indicado de três meses das primeiras aplicações dessa vacina realizadas em Patos de Minas. O principal público são trabalhadores da saúde.

A Secretária Municipal de Saúde, Ana Carolina Magalhães, destacou que não possui completa autonomia para decidir sobre como será aplicada a vacinação. Mas ela destacou a política da secretaria de saúde é de que não fique vacina estocada. “Vacina chegou, vacina no braço. Nossas geladeiras estão vazias”, disse.

Vacinação contra a gripe

E a Secretária também destacou a vacinação contra a gripe que começou nessa segunda-feira (12) em Patos de Minas. Segundo Ana Carolina, este ano, o governo federal resolveu inverter os grupos prioritários, já que os idosos estão recebendo a vacina contra a Covid-19 e a vacinação da gripe será primeiro em crianças menores de 6 anos, gestantes e puérperas. Para evitar aglomeração, as pessoas devem fazer o agendamento nas unidades básicas de saúde de referência. Patos de Minas recebeu 5230 doses de vacina contra a gripe neste primeiro momento.