A microrregião de Patos de Minas avançou para a Onda Amarela do Programa Minas Consciente. Embora o Comitê Extraordinário Covid-19 tenha definido na quinta-feira (17) que a Macrorregião Noroeste, da qual Patos de Minas faz parte, seguiria na fase mais restritiva do plano, o Painel de Transparência do programa indica que a Capital do Milho e os municípios vizinhos mudaram de onda. A Prefeitura confirmou a informação, e as novas medidas são válidas a partir deste sábado (19).

A região de Patos de Minas estava na Onda Vermelha desde o dia 08 de maio, quando a cidade apresentou uma piora nos indicadores. A melhora nos números nas últimas semanas contribuiu para a decisão do Comitê. Por outro lado, as demais áreas que compõem a macrorregião Noroeste seguem na Onda Vermelha, conforme noticiado ontem pelo Patos Hoje.

Na Onda Amarela, a distância recomendada entre as pessoas em espaços fechados passa de 3 metros para 1 metro e meio. Além disso, os comerciantes podem aumentar a lotação de seus estabelecimentos. Em relação aos eventos, o número máximo de pessoas por evento passa de 30 para 250 pessoas, podendo atingir no máximo 75% da ocupação total de eventos culturais.

No relatório divulgado na quinta, também ficou definido que a macrorregião Triângulo do Norte, da qual Uberlândia faz parte, regrediu da Onda Amarela para a Vermelha. Com isso, o Estado tem 12 das 14 macrorregiões de saúde na onda vermelha e duas na etapa intermediária do plano. Na média estadual, a taxa de incidência cresceu 13% nos últimos 14 dias.