O trabalho de controle do mosquito está sendo reforçado.
O aumento no número de casos de Dengue nos últimos dias em Patos de Minas ascendeu o alerta das autoridades de saúde do município em torno da doença. O número de casos confirmados já passa de 300, o que configura a ocorrência de uma epidemia na cidade. O trabalho de controle do mosquito está sendo reforçado.

Na última semana, a Secretaria de Estado da Saúde informou que incluiu Patos de Minas na lista dos municípios com epidemia de Dengue. Isso ocorre quando o número de registros confirmados da doença ultrapassa a casa de 100 casos por 100 mil habitantes. Nos últimos dias, a procura de pacientes com sintomas de dengue aumentou.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Mariah Figueiredo, existe a suspeita de que um novo tipo de vírus da Dengue esteja circulando no município. Isso porque pacientes que já tiveram a doença estão sendo acometidos novamente. Mariah explicou que a Secretaria fará um isolamento viral para descobrir o tipo de vírus que circula na cidade.

Enquanto isso, os agentes de endemias continuam percorrendo a cidade, eliminando os criadouros do mosquito Aedes Aegypti e orientando a população sobre os cuidados a serem adotados em casa. Cerca de 80% dos criadouros encontrados na cidade estavam dentro dos quintais das residências.

As pessoas com sintomas de Dengue devem procurar a unidade de saúde mais próxima de casa. Elas estão preparadas para receber esse tipo de paciente. Com relação aos moradores é para que continuem atentos aos recipientes que acumulam água. Como o período chuvoso prolongou este ano, os cuidados com os criadouros também devem ser estendidos.

Autor: Maurício Rocha