Foi lançada nesta manhã em Patos de Minas a campanha “21 dias de ativismo” ´para prevenção e combate à violência contra a mulher. Voluntários ocuparam a região central da cidade distribuindo panfletos com dicas e orientações para a população. A campanha vai até o dia 10 de dezembro.

Embora todos os esforços da sociedade, os índices de violência contra a mulher continuam crescendo. Foram 41.596 pedidos de medidas protetivas em Minas Gerais neste ano de 2024, superando os 39.640 pedidos de medidas judiciais registrados em igual período de 2023. Segundo a delegada de mulheres de Patos de Minas, Tatiana Carvalho, também foi verificado um aumento no descumprimento de medidas judicias.

A campanha é para conscientizar as mulheres de seus direitos e orientá-las a denunciar todas formas de violência, seja física, psicológica ou patrimonial. “São todas essas formas de violência contra a mulher que a gente não pode permitir e que isso tem que ser denunciado para que esses números finalmente abaixem”, ressaltou a delegada.


Existem diversas formas de denunciar a violência contra a mulher, 180, 181, 197 e a mais comum delas acionando o 190, diretamente com a Polícia Militar. A sargento Kerlem da Polícia Militar faz parte da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica – PPVD – e ressalta o trabalho de acompanhamento que é feito com vítimas e autores.

Patos de Minas também possui a Casa da Mulher, que acolhe vítimas de violência doméstica. Ela fica na rua Cinco de Maio, 129 – 2º andar. O telefone de contato é o (34) 3822 9827.

A campanha “21 dias de ativismo” é realizada em Patos de Minas, Belo Horizonte, Uberaba, Santa Luzia e Governador Valadares.