A Prefeitura Municipal divulgou na tarde desta terça-feira (10) um boletim mostrando a quantidade de pessoas afetadas pelas chuvas em Patos de Minas. São 8 famílias desalojadas ou desabrigadas na cidade. Um abrigo provisório foi montado para atender as vítimas.

Os Desalojados e Desabrigados foram cadastrados na Central de Atendimento Social às Vítimas das Enchentes – CASVE. Segundo os números, 6 famílias, totalizando 15 pessoas, estão desalojadas, ou seja, precisaram sair de casa, mas não necessitaram de ajuda do poder público.

No entanto, outras 2 famílias, totalizando 6 pessoas, sendo uma criança, estão desabrigadas, ou seja, precisam da ajuda do poder público para se manterem. O Abrigo Provisório Municipal foi montado na “Escola Estadual Santa Terezinha”, situado na Avenida Paranaíba.

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura ressaltou que os dados aqui apresentados correspondem ao total de munícipes que procuraram a CASVE por demanda espontânea ou encaminhados pelos órgãos competentes.

A Assessoria também explicou a diferença entre os termos “desalojado” e “desabrigado”. “De acordo com o Glossário da Defesa Civil, é considerada DESALOJADA a pessoa que foi obrigada a abandonar temporária ou definitivamente sua habitação, em função de evacuações preventivas, destruição ou avaria grave, decorrentes do desastre, e que, não necessariamente, carece de abrigo provido pelo Sistema. O DESABRIGADO é um desalojado ou pessoa cuja habitação foi afetada por dano ou ameaça de dano e que necessita de abrigo provido pelo sistema.”