Em 2022 foram inauguradas dezenas de novos empreendimentos em Patos de Minas. Entre esses novos empreendimentos estão as redes de hipermercados que estão se espalhando pela capital do milho. Nesta sexta-feira (16) foi inaugurada uma loja e há a previsão de inaugurar outra em breve. Nós conversamos com o presidente do Sindcomércio que falou sobre os impactos disso na economia e também sobre o reflexo nos pequenos empresários do setor.

De acordo com Eduardo Soares, Patos de Minas é uma cidade próspera e vem atraindo investidores de várias partes do país. Segundo ele, está em alta o setor de Atacarejo o que faz com que as pessoas tenham mais opções de compras. Além disso, Eduardo explicou que as empresas vêm para a cidade não pensando apenas nos 160 mil habitantes, mas sim em mais de 700 mil espalhados pelos mais de 30 municípios que compõem a macrorregião da cidade.


Questionado se os hipermercados podem ser os responsáveis por fechar as portas de supermercados de bairro, Eduardo disse que, quem trabalha no varejo já está acostumado com essa concorrência. Segundo ele, há espaço sim para os pequenos que contam com alguns diferenciais. “Eu acredito que há espaço sim uma vez que o comércio pequeno é mais próximo do cliente, o dono está ali acessível, o que falta são incentivos por parte do governo haja vista a importância deles tanto para a empregabilidade quanto para a geração de impostos”, disse ele.

O presidente do Sindcomércio ressaltou ainda que a concorrência faz parte de todo setor e é natural que as pessoas busquem um bom atendimento e principalmente o melhor preço na hora de realizar as compras. Ele disse ainda que Patos de Minas é uma cidade grande e que comporta sim os empreendimentos que, no final das contas, faz crescer o número de empregos na cidade.