Os patenses adotaram como hábito a comemoração do aniversário de Patos de Minas no dia 24 de maio, mas para alguns historiadores, a data mais importante a se comemorar é o 29 de fevereiro. Foi nesse dia que o então distrito de Santo Antônio dos Patos, que pertencia a Patrocínio, foi emancipado político e administrativamente.

A emancipação de Patos de Minas ocorreu no dia 29 de fevereiro de 1868, quando o então distrito de Santo Antônio dos Patos teve reconhecida a sua emancipação político-administrativa, tornando-se Vila. A Câmara de vereadores e a cadeia foram instaladas para atender a exigência da Província de Minas Gerais para que o distrito se tornasse independente e primeira eleição aconteceu no dia 8 de dezembro de 1867.

Os primeiros sete vereadores eleitos da então Vila foram o Major Jerônimo Dias Maciel, Antônio Correia da Silva, José Pereira Guimarães, Manoel José da Motta, Antônio José Coelho e José Alves Pinto. Consequentemente, o primeiro agente executivo foi Major Jerônimo Dias Maciel, por ter sido o vereador mais votado, acumulando o cargo que não época era equivalente ao de prefeito.

A posse aconteceu no dia 29 de fevereiro de 1868, marcando definitivamente a independência da Vila de Santo Antônio dos Patos, que mais tarde passou a se chamar Patos de Minas. Como a data só acontece em ano bissexto, por tanto de quatro em quatro anos, e talvez por isso, se convencionou a comemorar o aniversário da cidade em 24 de maio, data em que a então Vila foi elevada a condição de cidade.

Para alguns historiadores, no entanto, o momento mais importante da história de Patos de Minas ocorreu no dia 29 de fevereiro de 1868, quando a cidade teve a sua emancipação política e administrativa. Independente, o município ficou livre para crescer e se desenvolver. Hoje, Patos de Minas é a maior cidade do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro, com 160 mil habitantes, e se tornou polo na saúde, educação e na realização de negócios.