Patos de Minas alcançou a marca de 6 mil casos confirmados de Covid-19 na tarde desta quinta-feira (04). Boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde mostra que o município registrou a confirmação de 155 casos de ontem para hoje. É o maior número de confirmações já registrado em um único dia.

Com o aumento desenfreados dos casos, o número de pacientes ativos (aqueles que estão com vírus no organismo e que podem transmitir para outras pessoas) também bateu novo recorde, alcançando 818. No boletim de ontem, eram 716. O que mais preocupa, no entanto, é que é cada vez maior o número de pessoas que apresentam sintomas e necessitam de internação.

Somente de Patos de Minas são 48 pacientes internados, sendo 12 em leitos de UTI. Se considerar os pacientes da região, a cidade tem hoje 101 pessoas internadas com Covid-19, sendo 70 em leitos clínicos e 31 em UTIs. Este é o maior número de pacientes internados em Patos de Minas desde o início da pandemia. A ocupação nos hospitais públicos e privados chega a 170,73% e a de leitos de UTI chega a 96,88%.

Outra preocupação é a velocidade com que os casos têm aumentando em Patos de Minas. Enquanto o percentual de positividade dos testes Covid-19, geralmente, é de 30%, hoje  no município alcança 60%. Com risco de colapso na saúde, o prefeito Luís Eduardo Falcão decidiu adotar medidas restritivas na cidade a partir desta quinta-feira (04). O comércio será proibido nos finais de semana.