A partir deste domingo, 1º de março, todos os consumidores patenses que utilizam água da Copasa vão passar a pagar também pelo esgoto que é produzido nas casas e nas empresas. O valor da nova Tarifa corresponde a 40% do preço que é pago mensalmente pela água. Quem paga R$ 50,00 no talão de água, por exemplo, vai passar a pagar mais R$ 20,00 referente ao esgoto.

Os valores e o início da cobrança da tarifa de esgoto estão definidos no Contrato assinado entre a Administração Municipal e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais no final do ano passado. Pelo acordo, a COPASA além de fornecer água tratada para a população de Patos de Minas vai também coletar e fazer o tratamento do esgoto. O serviço, claro, será custeado pela população.

A COPASA assume o serviço a partir deste domingo e mesmo sem fazer uma única obra na cidade já começa a cobrar a Tarifa de Esgoto. A União Sindical de Patos de Minas questiona o contrato assinado com a Administração Municipal e entrou com uma representação no Ministério Público.

O contrato para prestação dos serviços de esgoto pode ir parar na justiça, mas enquanto isso os consumidores podem ir preparando o bolso.