O proprietário mandou limpar o lote, mas a intenção era manter o pé de jaboticaba.

O furto não é de agora, mas causa indignação. O pé de Jabuticaba adulto que ficava no terreno no bairro Cristo Redentor, pasmem, foi levado. Os furtos em Patos de Minas tem sido motivo de muita reclamação, mas esse chama a atenção porque até uma máquina foi usada para retirar a Jabuticabeira.

O dono do pé de Jabuticaba mora nos Estados Unidos. Ele comprou o imóvel com a intenção de construir sua casa quando retornar para a terra Natal. Mandou limpar o terreno, mas com recomendação para preservar a Jabuticabeira que estava em plena produção. A intenção era manter a árvore no quintal de casa.

Foto mostra o tamanho do pé de jaboticaba furtado.

Alguns dias depois, o proprietário do imóvel recebeu a mensagem que o pé de Jabuticaba havia desaparecido. Os vizinhos informaram que uma retroescavadeira foi até o local, cavou a terra e retirou a árvore, cobrindo o buraco em seguida. Indignado, o proprietário fez um desabafo.

As Jabuticabeiras tem valor não só econômico como também cultural na região. A planta leva anos para crescer e dar frutos. Uma pesquisa feita pelo Patos Hoje mostra que uma Jabuticabeira adulta para ser adquirida em uma floricultura não sai por menos de R$ 4 mil.

Para este proprietário, restou a foto da Jabuticabeira que ele recebeu por mensagem nos Estados Unidos e a indignação.

Autor: Maurício Rocha