André tem treinado constantemente, buscando aperfeiçoar as suas técnicas nas várias categorias de arremesso. ( Foto: Arquivo Patos Hoje )

O patense André Caixeta Ribeiro de 28 anos é um dos maiores nomes de arremesso de bumerangue do mundo e defenderá o título brasileiro mais uma vez, nos próximos dias 25 e 26 de novembro, na cidade de Itu, estado de São Paulo, quando acontece o 13º Campeonato Brasileiro de Bumerangue. Para a ocasião, estão inscritos, além de André, outros 28 participantes, provenientes de diferentes regiões do Brasil, como Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Goiás e Mato Grosso.

O evento está agendado para acontecer na Fazenda Cana Verde, um dos principais pontos turísticos da cidade paulista. Os seis primeiros colocados no Brasileiro serão convidados a participar do Campeonato Mundial, que acontece em agosto de 2018, na cidade de Albuquerque, uma das mais populosas do estado americano do Novo México.

André tem treinado constantemente, buscando aperfeiçoar as suas técnicas nas várias categorias de arremesso. Segundo o patense, o regulamento do evento diz que a pontuação final a ser dada aos participantes é a somatória das notas obtidas em todas as modalidades da prova, que são: velocidade, precisão, pegada acrobática, maior tempo no ar, distância e enduro.

São vários os modelos de bumerangue que serão utilizados por André e pelos demais participantes da competição. Entre os principais estão o de plástico, o de nylon, o de fibra de carbono e o bumerangue de madeira. Cada instrumento é, geralmente, indicado para um tipo de prova. Em 2014, André Ribeiro se tornou o 1º Campeão Mundial brasileiro em bumerangue.

Recentemente, André Caixeta participou da solenidade de 7 de setembro, promovida pelo município de Patos de Minas, na Praça Dom Eduardo. Na ocasião, ele narrou aos presentes um pouco de sua história, dos aprendizados e conquistas e, ao final, fez demonstrações de arremessos de bumerangue para o público.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas