Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakai como prefere ser chamado, veio a Patos de Minas, nessa quarta-feira (09), palestrar para os conterrâneos no III Fórum Jurídico. O ilustre jurista nasceu em Patos de Minas e morando em Brasília desde 1976, tornou-se um dos advogados mais importantes do Brasil. O jurista já defendeu Presidente da República, Senadores, Ministros, cerca de 40 Governadores e os mais importantes empresários do país.

Demonstrando toda sua satisfação e alegria em voltar à terra natal que é também de sua atual esposa, o renomado jurista informou que deixou vários amigos e parentes em Patos. Ele disse que, apesar da vontade de revê-los, o trabalho o toma muito tempo. De acordo com Kakai, são inúmeras viagens por todo o Brasil e até para o exterior. “Essa semana mesmo tive que ir à França”, afirmou.

O defensor também falou de como a mídia pode interferir nas decisões judiciais. De acordo com ele, a imprensa, muitas vezes, condena o acusado perante á sociedade e torna a defesa quase impossível. “Depois de condenado pela mídia, torna-se quase impossível o réu ter um julgamento justo e, nesses casos, até o advogado torna-se um criminoso” criticou.

Kakai que já recusou inúmeros cargos públicos por amor á advocacia, criticou a escuta telefônica e o uso de algemas de forma ilegal. Ele disse que a escuta é um instrumento que deve ser utilizado porque hoje existe uma criminalidade “refinada”, mas deve ser na forma legal para não ofender o Estado Democrático. Quanto às algemas, ele condenou seu uso desnecessário.

Quanto ao trabalho do advogado, o nobre jurista falou que é preciso ter dedicação total e ética no exercício da profissão. E para fechar, comprovando que realmente tem muito apreço pela terra onde nasceu, declamou um poema do também patense Altino Caixeta de Castro “Leão de Formosa”. Segundo ele, “Lucidez” (nome do poema) é uma das características do bom advogado.

Nesta quinta-feira (10), o III Fórum Jurídico, promovido pela Faculdade de Direito do UNIPAM, terá às 19h, o palestrante Fernando Armando Ribeiro. E logo após, no saguão inferior, haverá uma confraternização ao som da banda “Sambar e Love”.