O patense Pedro Maciel Guimarães Júnior acaba de voltar ao Brasil, depois de um longo período morando na França. Foram nove anos de dedicação aos estudos e à pesquisa para conquistar o título de Doutor em Cinema e Audiovisual pela Universidade de Paris.

A paixão pelo cinema começou ainda na infância. Pedro Maciel Guimarães Júnior chegou a cursar jornalismo, conquistou uma vaga no caderno de cinema do Jornal Estado de Minas, mas deixou a profissão para se especializar naquilo que mais gosta, a produção de filmes.

Morando em Paris, a capital Francesa, ele direcionou ainda mais seus esforços para os estudos. Só para conquistar o título de doutor, Pedro dedicou quatro anos de muita perseverança. Nesse período, ele contribuiu com o cinema brasileiro na França. Participou da produção e divulgação de dois filmes, entre eles Batismo de Sangue, baseado na obra de Frei Beto com Daniel Oliveira, Caio Blat e Ângelo Antônio.

Assim que recebeu o título de doutor, Pedro arrumou as malas e voltou para o Brasil. Em Patos de Minas, ele mata as saudades dos parentes e amigos, mas não deve ficar por muito tempo. Pedro deverá optar por Rio de Janeiro ou São Paulo para fixar residência e dar continuidade à carreira.