Uma passageira flagrou um escorpião no ponto de ônibus que é um dos mais movimentados de Patos de Minas. O local fica na rua General Osório, ao lado da Escola Estadual Antônio Dias Maciel (Escola Normal). A mulher colocou um cartaz para alertar outros usuários do local.
A passageira Leidy Castro encontrou o escorpião na manhã desta quinta-feira (18). Ela estava sentada no banco, quando viu o escorpião descendo pela pilastra. Assustada, ela tentou matar o animal, porém ele fugiu. O ponto de ônibus costuma ter grande movimentação por ficar ao lado de uma das escolas com maior número de alunos. Segundo Leidy, no momento da aparição, haviam dois estudantes no banco ao lado.
Leidy fez e colou um cartaz para orientar quem frequenta o ponto de ônibus, de que há escorpião no local, porém, segundo ela, a maioria das pessoas não percebem o aviso. A passageira disse que, após a aparição pela manhã, não viu o escorpião novamente.
O que fazer quando encontrar um escorpião?
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) orienta que o primeiro procedimento ao encontrar um escorpião é entrar em contato com o CCZ. Não é de costume fazer orientações por telefone e por isso é enviado um agente até o local. Segundo o CCZ, é pertinente protocolar uma denúncia na prefeitura.
As picadas do escorpião, geralmente são mais graves quando ocorridas em crianças, idosos ou portadores de deficiência imunológica. Em caso de ser picado pelo animal, recomenda-se lavar o local da picada com água e sabão e imediatamente levar a vítima a um hospital. O ideal é levar o escorpião morto junto, para que seja feito o tratamento adequado ao tipo de aracnídeo encontrado.
Aparições de escorpiões podem ser informadas ao CCZ por meio do telefone (34) 3822-9624.