No início deste ano, o Patos Hoje publicou uma reportagem mostrando a situação de abandono em que o Palácio dos Cristais, antiga sede da Prefeitura de Patos de Minas, se encontrava. Sete meses se passaram e nada mudou. Só que agora, o imóvel está servindo de abrigo para moradores de rua.
Localizado bem no coração de Patos de Minas, em área nobre na avenida Getúlio Vargas, o Palácio dos Cristais foi construído para ser a sede da Prefeitura. Depois de ser incendiado de forma criminosa, o prédio foi reformado com recursos da educação e acabou sendo cedido para abrigar a UFU na cidade.
No início do ano passado, a universidade decidiu devolver o imóvel para o município. O prédio então foi cedido para a Câmara Municipal de Patos de Minas. A intenção era instalar no local a sede do Legislativo e os gabinetes dos 17 vereadores, economizando o aluguel de cerca de R$ 50 mil que o órgão paga todos os meses.
Mas o prédio está desocupado há cerca de um ano e meio e nada de mudança. A Câmara Municipal informou que o prédio terá que passar por algumas adequações antes da transferência. Como nada foi feito até agora, o imóvel passou a ser abrigo de moradores de rua. Quem mora ou trabalha próximo ao local relata a movimentação, principalmente à noite.
Em janeiro, a Câmara havia informado que estava aguardando a elaboração dos projetos por parte da Secretaria Municipal de Planejamento. A Prefeitura afirmou que o projeto arquitetônico estava pronto, mas que faltava o projeto elétrico.
Nesta quinta-feira, a assessoria de comunicação da Prefeitura informou que projeto de execução da reforma está em andamento. “Em relação à denúncia de invasão, a questão será verificada e as medidas necessárias serão tomadas”, concluiu.