18 unidades de saúde foram disponibilizadas para imunizar a criançada.
As unidades de saúde de Patos de Minas ficaram movimentadas durante toda a manhã deste sábado (18). Os pais levantaram cedo para imunizar os filhos contra as mais diferentes doenças. Este ano, o Ministério da Saúde transformou a segunda etapa da campanha de vacinação contra a poliomielite em uma grande campanha de multivacinação.

18 unidades de saúde foram disponibilizadas para imunizar a criançada. A campanha de multivacinação está disponibilizando todas as vacinas do calendário básico de vacinação, como a BCG, Hepatite B, Tetravalente, Pentavalente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VOP (Vacina oral poliomielite atenuada), Rotavírus, Pneumocócica 10 Valente, Meningocócica C conjugada, Febre Amarela, Tríplice Viral e DTP (Tríplice Bacteriana).

A campanha de multivacinação é para as crianças menores de cinco anos. Elas devem ser levadas a uma unidade de saúde para completar o cartão de vacina. Os pais compareceram em bom número e alguns casos surpreenderam os atendentes dos postos de saúde, como o da mãe que não levava o filho para ser imunizado de pena de ver a criança ser picada pela agulha. Desta vez o pai levou o menino e ele recebeu a vacina contra a meningite.

A maioria das crianças, no entanto, não precisou tomar vacina. Elas já estavam com o cartão completo. As crianças de quatro anos é que não tiveram escolha. A garotada desta faixa etária está recebendo duas doses injetáveis, independente de estarem com o cartão em dia. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é de que 18 mil pessoas compareçam a uma unidade de saúde.

As unidades de saúde permanecem abertas neste sábado (18) até as 17 horas. Campanha de Multivacinação vai até o dia 24 de agosto. Toda criança menor de cinco anos de idade deve ser levada para a conferência do cartão de vacina.

Autor: Maurício Rocha