Pais e alunos do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) Campus Patos de Minas realizaram uma manifestação contra a greve dos professores federais que, segundo os manifestantes, se arrasta há cerca de 50 dias. Com cartazes e gritos de protestos, dezenas de pessoas participaram da manifestação.
A mobilização começou às 8h deste sábado (8) em frente ao SENAC, na av. Ivan Borges Porto. Pais e alunos saíram em carreata do SENAC com destino ao IFTM, percorrendo cerca de 9 km. Nos carros haviam escritas como: “Fim da greve”, “Chega de greve” e “investir na educação #fimdagreve”. Foram escritas ainda, diversos cartazes protestando contra a greve.
“Nós estamos percebendo uma greve federal em que eles estão colocando alunos do ensino médio como se eles fossem alunos de faculdade, eles não têm essa estrutura para suportar tanto tempo de greve. Nós estamos aqui também pelos professores, mas gostaríamos que eles encontrassem outros meios, que seja um meio judicial, algo neste sentido, que eles reivindicassem seus direitos e não somente paralisar as aulas. Os nossos filhos estão sendo muito prejudicados”, afirmou Rejane Ferreira, mãe de uma aluna.
A principal preocupação dos manifestantes é com relação ao aprendizado. A estudante Luiza Ferreira apontou que os alunos tentam estudar em casa, porém estão tendo dificuldades: “eu tenho falado que vou estudar, mas acaba que meus dias são improdutivos”, afirmou a jovem.
Segundos os manifestantes, os professores foram convidados para participarem da carreata, porém não compareceram. A greve dos professores de instituições federais acontece em todo o país. Eles pedem, dentre outras melhorias, a recomposição salarial. O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andres) afirma que a defasagem está acumulada em 22,71%, desde 2016.