A Secretária Municipal de Saúde, Ana Carolina Caixeta, anunciou na tarde desta quinta-feira (04), mudanças no fluxo de atendimento que irão impactar as Unidades de Saúde da Família (USFs) e na UPA. Mudanças passaram a valer a partir do dia 15/07. A Secretária apresentou dados para justificar a mudança.

A Atenção Primária à Saúde em Patos de Minas terá novo fluxo de atendimento a partir de 15/07 nas unidades localizadas na área urbana. A principal mudança é a implantação de demanda espontânea na parte da manhã, de 7h às 11h, para casos agudos, o paciente não precisará mais agendar consulta. A medida visa sobretudo facilitar o acesso do usuário a médicos e enfermeiros nas situações que não configuram urgência e emergência, garantindo-lhe a assistência necessária no local mais próximo de sua residência.

Com a nova orientação, a Secretaria Municipal de Saúde espera reflexos positivos também na UPA. Isso porque, ao atender demanda livre, as USFs tornam-se referência de fato para os casos triados no pronto atendimento como verde e azul, isto é, que não apresentam risco iminente à vida do paciente. Atualmente cerca de 80% das assistências mensais na unidade do Peluzzo são de pessoas com sinais e sintomas de menor gravidade. Em junho passado, por exemplo, dos 12.677 atendimentos na UPA, 9.970 poderiam ser resolvidos nas unidades de Saúde da Família.

Vale destacar que, mediante prescrição, os pacientes recebem na própria USFs medicação endovenosa e têm acesso a medicamentos para alívio da dor e a antibióticos, por exemplo. A prefeitura está trabalhando para, muito em breve, ampliar a lista de fármacos disponibilizados nas unidades.


Melhorias nas USFs

Da mesma forma que vem investindo na UPA, a Prefeitura de Patos de Minas está preparando as unidades de Saúde da Família para acolher ainda melhor os usuários. Além de já ter reformado sete USFs na área urbana e estar revitalizando outros imóveis, a administração adquiriu novos mobiliários (mesas, cadeiras, armários, macas), equipamentos (oxímetro de pulso, DEA, cadeira de rodas, computadores) e coberturas especiais para tratamento de feridas.

Há avanços também no número de profissionais atuantes na Atenção Básica, que conta agora com mais uma equipe multiprofissional (nutricionista, assistente social, psicólogo, fisioterapeuta e educador físico), chegando a cinco e mais nove equipes de Saúde Bucal, passando de 24 para 33. O Ministério da Saúde também credenciou mais três equipes de Saúde da Família para Patos de Minas, as quais serão implantadas nas unidades Alto Limoeiro, Jardim Panorâmico e Ipanema.

Centro de Enfrentamento à Dengue encerrará atendimentos

Ao dinamizar o acesso da população às USFs, e considerando que o município está caminhando para o fim da epidemia de dengue, a administração levará de volta para as equipes de Saúde da Família o atendimento das pessoas com sintomas iniciais da doença. Dessa forma o Centro de Enfrentamento da Dengue será desmobilizado a partir do próximo sábado (6). O local, estruturado no dia 4 de março deste ano, cumpriu bem o seu papel e encerra os trabalhos com mais de 28 mil atendimentos.