A Prefeitura Municipal de Patos de Minas emitiu um alerta para as pessoas que estiverem com algum sintoma gripal. Os pacientes que estiverem sentindo sintomas leves devem buscar primeiramente os Postos de Saúde. Somente os casos moderados a graves devem ir para a UPA, no Bairro Jardim Peluzzo.

O Patos Hoje recebeu a informação de que a UPA vem tendo uma grande demanda e, para não agravar a situação, as pessoas devem se atentar para o fluxo de atendimento. Os pacientes que estiverem com tosse, dor de garganta ou coriza seguida ou não de: perda de olfato e paladar, diarreia, febre e calafrios devem procurar as Unidades de Saúde da Família-USFs que funcionam das 7h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00.

A UPA deve ser procurada preferencialmente nos casos moderados- tosse persistente, febre persistente ou com outros sintomas gripais ou presença de fator de risco- e casos graves- dispneia/desconforto respiratório, ou pressão persistente no tórax, ou saturação de O2 menor que 95% em ar ambiente ou coloração azulada de lábios ou rosto.

O Patos Hoje recebeu a informação de que houve cerca de 30 casos positivos de Covid-19 na UPA nesta terça-feira (04). A Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal foi contatada para confirmar a informação e o Patos Hoje aguarda essa informação. Nessa segunda-feira (03), a Prefeitura já havia informado que teria que fazer uma troca da estrutura para uma mais adequada para atender os pacientes gripais devido ao aumento na demanda.