O descarte irregular de lixo e entulho é um problema que parece sem solução em Patos de Minas. As entradas e saídas da cidade estão quase sempre tomadas pela sujeira. As montanhas de lixo que se formam às margens das estradas vicinais poluem e deixam uma impressão de desleixo, além de contribuir com o aparecimento de pragas e doenças.

Periodicamente, a Prefeitura faz a limpeza desses espaços, mas os moradores menos conscientes voltam a descartar o lixo de forma irregular e a sujeira permanece sendo motivo de queixas.

Como Uberlândia conseguiu resolver o problema

A Prefeitura de Uberlândia conseguiu resolver o problema de descarte irregular de materiais inservíveis instalando ecopontos em diferentes pontos da cidade. São 15 ecopontos no total.

O que são os Ecopontos

Os Ecopontos são locais que funcionam como ponto de entrega voluntária de resíduos produzidos por pequenos geradores e objetivam dar o destino adequado aos resíduos, evitando o descarte irregular. São exemplos de resíduos autorizados: tijolos, blocos, telhas, placas de revestimento, argamassa, concreto, tubos, plásticos, papel/papelão, metais, vidros, madeiras, poda de árvores, recicláveis, sofás, armários, pias e vaso sanitário.

Como funcionam os Ecopontos

Na entrada dos ecopontos, a carga é conferida e o cidadão é orientado onde descarregar os resíduos. É necessário, ainda, informar a origem do material. Atualmente, há 15 ecopontos, distribuídos em todos os setores da cidade e com horário de funcionamento vai das 7h às 19.

Resultados alcançados em 2024

Somente neste ano, os ecopontos de Uberlândia já receberam quase 140 mil toneladas de materiais descartados. Aqueles itens que estão bem conservados e em condições de reuso são doados por meio de edital. Até outubro, 408 itens foram encaminhados para reuso nessas condições.